quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MARINA SE IRRITA COM TENTATIVA DE SERRA DE COMPRAR APOIO DO PV


Leiam a matéria públicada no dia de hojte na folha on line no neste link, apesar da matéria destacar apenas o suposto "apetite por cargos da cúlpula do PV, Marina se enfurece com o partido justamente por se curvar o velho fisiologismo do toma lá da cá feito por Serra e seus correligionários. Vai abaixo a reprodução da matéria:

Em reunião fechada com aliados, a candidata derrotada do PV à Presidência, Marina Silva, atacou ontem a gula de dirigentes do partido por cargos e afirmou que não vai "se apequenar" nas negociações do segundo turno.

Ela se mostrou irritada com a intenção do núcleo da campanha de José Serra (PSDB) de oferecer quatro ministérios em troca do apoio do PV, como noticiou ontem o "Painel".
Em tom de ironia, Marina criticou o fisiologismo de parte da cúpula verde, sugerindo que a oferta seria alta demais para alguns dirigentes de seu partido.
Participantes de encontro do PSDB recebem panfletos associando Dilma ao aborto

Weslian afirma que não perderá votos sem tucano em palanque

"Quatro ministérios pro PV... Caramba! Do jeito que tem gente aí, basta pensar num conselho de estatal, já estaria muito bom. Certo? Tem esse tipo de mentalidade", disse ela.
A senadora reclamou do assédio a aliados e prometeu não curvar à "velha política", referindo-se à oferta de espaço no futuro governo.
"Quem estiver oferecendo cargo não entendeu nada do que as urnas disseram. As pessoas que votaram na gente [...] têm uma coisa de postura, de valores que foi identificada. Isso deve ser mantido como referencial", disse.
Ela afirmou que os 19,5 milhões de votos no primeiro turno aumentaram sua responsabilidade e insistiu que ela e seus apoiadores não podem "se apequenar" nas conversas com PT e PSDB.
"Nós sabemos que esse movimento é maior do que nós. Não podemos nos apequenar como vão querer que nos apequenemos", disse.
Marina também manifestou incômodo com a sugestão de que ela apoiaria Dilma Rousseff (PT) no segundo turno por gratidão ou amizade ao presidente Lula, indicando que não cederá a um apelo emocional do ex-chefe.
"Não pode se apequenar essa discussão [...] ou achar que é uma discussão de amizades históricas, por mais viscerais, umbilicais, cardíacas que elas podem ser."

'MUITO TRISTE'

Ela também disse ter ficado "muito triste" com reportagem da Folha publicada no último sábado, um dia antes da eleição, mostrando que a cúpula do PV já se inclinava a declarar apoio a Serra no segundo turno. Ela ressaltou que ainda estava "desesperadamente lutando" para ir ao segundo turno.
A senadora falou durante cerca de 20 minutos a uma plateia de ambientalistas, militantes do Movimento Marina Silva e colaboradores de seu programa de governo. A reunião só foi aberta rapidamente para o registro de imagens, mas a reportagem apurou o que foi discutido no encontro.

DEZ DIAS

Mais tarde, em entrevista, Marina voltou a indicar que pretende se declarar neutra no segundo turno. "Vou me expor ao processo para uma tomada de decisão. É diferente de quando falam em apoio a este ou aquele candidato", pontuou.
Ela afirmou que anunciará sua decisão dia 17, daqui a dez dias, em convenção nacional do PV em São Paulo. E disse que pode não acatar a decisão aprovada pela maioria no encontro. "Não sei se vai haver convergência entre a minha posição e a do PV."
Em público, a senadora evitou críticas à cúpula do partido. Ela disse que se encontrará com Dilma e Serra na próxima semana, e elevará a eles um documento com os principais pontos de sua plataforma de governo.
Mais cedo, o presidente do PV, José Luiz Penna, negou a jornalistas que o partido seja fisiológico. "Vocês ficam sempre reduzindo tudo a cargos. O nosso negócio são programas. Nós sempre tivemos uma política de alianças programáticas."
Hoje, a sigla ocupa cargos no governo federal, do PT, e no paulista, do PSDB.

2 comentários:

  1. SE eu já admirava Marina depois dessa atitude admiro ainda mais!
    Se dependesse de mim ela seria a presidente do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Marina está certa de não se alinhar à velharia do PV; mas essa postura do partido verde não é novidade para ninguém. O PV sempre foi assim: que a pretesto de defender a proteção do meio ambiente (coisa com que se 20% dos eleitores realmente se preocupassem, não estaria em situação tão delicada) se alinha aqui e acolá, vendendo sua legenda a quem oferecer o maior preço - mas o desconto é só para o PSDB.
    Sempre fui fã da Marina e fiquei muito triste quando, por erro do PT, ela abandonou o governo Lula. Políticos como ela estão em falta...mas se eu tivesse votado no primeiro turno, não teria sido nela. Vi na Marina um oportunismo disfarçado que nada me agradou, um "ficar em cima do muro", abstrações sobre perguntas concretas...enfim, votar nela, só por rejeição aos outros candidatos.
    Quanto ao segundo turno, muito me entristece a postura dela de não querer se decidir. Um erro. Ela pode não ter concordado com tudo que aconteceu no governo petista, mas daí a apoiar José Serra, um vampiro, um ladrão, um cara que acabou com o patrimônio brasileiro e que hoje se faz de santinho...isso seria demais para mim. Pareceria uma abstenção por ciúmes.
    Marina, não nos decepcione.

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.