sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Matando o verdadeiro amor e espalhando ilusões II


Nos meus diálogos do dia a dia ou nos bates papos de internet eu venho defendendo a tese de que os seres humanos deveriam repensar a forma de ver, sentir e criar as expectativas sobre o amor. Quem já me conhece vai se entediar daqui pra frente, pois já conhece esse papo...

O primeiro grande problema esta na criação padrão de homens e mulheres. Homens são educados, treinados e adestrados a expandirem seu desejo. Desde pequeno os pais vivem dizendo que querem o filho "Pegador". Ai de algum adolescente que falar que é virgem (mesmo que isso seja a mais pura verdade) e ai mais ainda dele se disser que ainda não esta com "vontade de ficar com uma mulher".(provavelmente vai ser tachado de gay). De outro lado os homens são educados, repito no padrão mais comum, de reprimirem os sentimentos: homem que é homem não chora, é a máxima mais conhecida e repetida ad infinitu através dos pais amigos e afins. Homem que demonstra muito sentimento é tido pela maioria como alguém que possui tendências homossexuais ou lhe é atribuído sinal de fraqueza e pouca masculinidade. Isso ocorre principalmente entre os mais jovens. Existe uma norma preexistente para que o rapaz modelo seja insensível e trate mal a sua namorada ou tenha várias delas. Deu um buquê de flores, escreveu poemas? É otário ou besta. Isso anda tão patogênico que os homens em regra têm dificuldades extremas de conversarem com pessoas do sexo feminino, diante destas dificuldades, adotam estereótipos de rapaz "engraçadinho" ou "machão" tudo na tentativa de esconder ao máximo o que realmente pensa, sonha e sente.
Então o homem cresce com excesso de desejo e uma grande dificuldade de expressar seus sentimentos.E a mulher? Ela é educada, treinada, e adestrada a sentir... Todas as revistas femininas, sites, blogs falam que elas devem se deixar "levar pelo coração" que tudo "só vale a pena" se for um grande amor, e sempre tem que ser algo gigante, enorme, arrebatador e eterno. De outro lado elas são treinadas, adestradas e educadas a reprimir o desejo. Mulher direita não pensa nisso, mulher direita não faz aquilo... Minha filha? não não de jeito nenhum. Isso chega a ser tão patogênico que as jovens moças acabam se martirizando e se castrando mentalmente justamente porque não aceitam a si mesmas, não obstante a natureza sempre fazer o seu serviço, qual seja, despertar o desejo. Tal desejo é considerado uma afronta dentro da alma feminina e ela se sente mal consigo mesma, acaba sufocando e matando este seu lado. Principalmente quando o desejo não vem acompanhado do tal "grande amor". Diante disso, a mulher padrão vai crescendo reprimindo não só seu desejo mais o desejo de seus pares. De outro lado tem, em regra, grande facilidade de expressar seus sentimentos ou ao menos os sentimentos que ela "deveria ter" diante de determinada situação.
Quem leu até agora o texto já viu que há um problema umbilical: homens e mulheres são educados de forma a pensar e expressar sentimentos e desejos de formas diametralmente opostas, logo, a base esta comprometida, é impossível uma relação amorosa ter mínima possibilidade de funcionar se justamente a base que se funda as expectativas do casal é justamente oposta, qual seja, a mulher quer ver do homem a expressão de sentimentos que ele, ou tem dificuldades extremas de expressar ou simplesmente não quer expressar, de outro lado o homem quer da mulher a expressão do desejo que ela justamente foi educada a não possuir. O resultado disso é uma grande catástrofe mexicana...
São mulheres sentindo desejo e inventando amores, porque justamente elas não aceitam o fato que o desejo pode vir sem todo "turbilhão e gritante sentimentos". Ao atribuir sobrevalor as relações que possuem acabam se frustrando ao ver o que de fato elas são. Então partem numa busca desvairada “se apaixonando" em intervalos cada vez mais curtos, "sofrendo cada vez mais...” até que finalmente se frustram, tornam-se pessoas amargas e práticas e já não acreditam no..."Amor".
De outro lado os homens ficam saltando de relacionamento em relacionamento para "provar a virilidade" e fazer seu "papel de homem" (os que não conseguem fazer isso vivem sonhando com tal coisa) e quando encontram uma mulher que possa por em perigo essa "armadura" geralmente acabam sabotando a relação com medo de se fragilizarem. Como sabem que as mulheres padrão exigem muito "amor" esses homens fingem tais sentimentos, até mesmo acreditam no fingimento, mas um dia fatalmente cansam e saltam fora.
Portanto, a maioria das relações é pautada apenas no desejo ou em paixões criadas artificialmente para legitimarem as relações carnais que eventualmente são produto natural dos relacionamentos.
O que falta realmente é que homens em mulheres reformulem suas expectativas e forma de ver a relação a dois, qual é a minha sugestão?
O homem tem que abdicar da função de predador e ter coragem de expressar seus sentimentos. Atribuem o ato de chorar a fraqueza, eu discordo frontalmente. Hoje em dia tem que se ter muita coragem para chorar. Só uma pessoa muita corajosa enfrenta os sentimentos que tem e eventualmente chora por isso. O ser humano que chora não demonstra fraqueza e sim força de quem não tem medo de sentir. Fugir de suas emoções mais profundas é, em regra, fugir da parte que é mais essencial de si mesmo. De outro lado à mulher deveria aceitar que o desejo é algo natural do ser humano, não é feio nem errado e pode ser sentido em muitas circunstancias que não a ligação amorosa perfeita. Na verdade, o desejo pode vir das fontes mais inesperadas e até odiosas, martirizar-se por isso é tolice. O fato de desejarmos não implica necessariamente a entrega ao desejo. Só se deve entregar-se ao desejo, quando este realmente for muito forte e em nosso íntimo valer a pena expressá-lo.
A reforma da ótica masculina e feminina quanto a expressão do desejo e do sentimento seria o primeiro passo para se viver uma "verdadeira história de amor".
Mas aí vem outro problema, um grande amor não se encontra em qualquer esquina, só felizardos amam mais de uma vez na vida, a maioria jamais vai conseguir realmente amar (justamente em face do problema base e outros tantos). Mas deixarei para outro momento o que seria um verdadeiro amor.
ufa! cansei...

Adriano Cabral

11 comentários:

  1. nossa!triste decepcionada com alguem em quem confiei acreditei! procurei por algo que justificasse a mentira,a falsa ilusão,o desespero toma conta da minha alma,por não querer perder a fè,por não querer dexar de acreditar nas pessoas,pois e tudo que tenho de mais belo de mais precioso,a pureza de acreditar nas pessoas,nos homens....realmente nos mulheres,nòs enganamos,acreditamos em mentiras,falsos amores,so pra justificar nossos desejos....

    ResponderExcluir
  2. Cara anônima, realmente nao entendi nada ou quse nada. Só uma pergunta, eu tive algo a ver com seu infortúnio?

    ResponderExcluir
  3. Essa mulher padrão (não demonstra seu desejo) está mudando um pouquinho na nossa sociedade não acha?

    Mas é verdade, homens e mulheres tendem a esperar coisas diferentes.

    Acho que existem várias causas pra esse número grande de separações: falta de amor; idealizações; imaturidade; facilidade no divórcio; nossa sociedade é bem permissiva...etc

    PS: Adorei o blog!

    Denise

    ResponderExcluir
  4. Essa mulher padrão (não demonstra seu desejo)
    está mudando um pouquinho na nossa sociedade não acha?

    Mas é verdade, homens e mulheres tendem
    a esperar coisas diferentes.

    Acho que existem várias causas pra esse número
    grande de separações: falta de amor; idealizações;
    imaturidade; facilidade no divórcio; nossa sociedade é bem permissiva...etc

    Denise

    ResponderExcluir
  5. incrivel o seu texto....realmente está havendo várias separaçoes,os seres humanos estao tornando egoistas,sao poucos q pensam no proximo!!!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que há uma crise de valores. Os padrões estão mudando e as pessoas não conseguem mais se encaixar nos relacionamentos nos moldes antigos.

    Todos estão sofrendo, mas poucos conseguem superar esse sofrimento e encontrar as soluções.

    Acredito que a parceria está ficando soterrada por tanta paixão e desejos individuais.

    Assim como quando há falta de desejo, pela sociedade nos cobrar tanto em relação a sexo, os casais entram em pânico.

    Os indivíduos contemporâneos precisam de muito amor, muita atenção, muita paz para dar conta das grandes mudanças que vêm ocorrendo no mundo.

    Um refúgio, um aditivo de energia. Os relacionamentos se baseiam, se constroem e se destroem com base nas necessidades individuais.

    Há uma ansidade generalizada no que diz respeito aos relacionamentos.

    Há muita expectativa, cobrança e insegurança por parte das pessoas que se propõe a se relacionar com alguém.

    De minha parte posso dizer que a parceria, a tolerância, e a união com as pessoas ao redor precisa ser reforçada.

    Uma coisa que ainda me agride muito é a insegurança das mulheres e homens.

    As pessoas parecem que querem PROVAR alguma coisa a elas mesmas e aos outros e por isso entram em relacionamentos.

    A afinidade, os objetivos em comum, o partilhar ficam em segundo plano.

    Outra coisa é o desgaste emocional.
    Hoje em dia na primeira desavença o casal separa. Acham que a separação resolve as coisas. O que resolve as coisas é encarar os problemas de frente e tentar achar uma solução que seja boa para ambas as partes.

    Seja para contimuar o relacionamento
    ou seja para separar.

    Sem esse consenso fica impossível qualquer tentativa de se relacionar com decência. Seja com o antigo relacionamento ou com o novo.

    Quando as coisas não ficam bem resolvidas fica difícil até de definir qual é o relacionamento atual.

    Está tudo misturado, mas a gente precisa organizar isso.

    Pra poder viver em paz pélo menos com nossa própria consciência.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, seu comentário valia uma postagem nova, muito bem, concordo com tudo que você disse. Todos deveriam ler seu comentário.

    ResponderExcluir
  8. Olá Adriano, gostei muito do seu post...concordo com tudo e acrescento o seguinte:
    A mulher é educada pra ser sensível, mas ao mesmo tempo é ensinada que os homens não devem ser, enquanto o homem é educado pra ser insensível e ter um desejo sexual constante e aprendem que as mulheres são o oposto.
    As próprias mulheres muitas vezes colocam na cabeça que homem que é homem tem que ser "macho" e caem em relacionamentos destrutivos, enquanto homens querem mulheres sexuadas, mas não admitem que elas tenham tanto desejo quanto eles mesmos, ou pelo menos que o exponha da maneira que eles expõem e procuram sexo com umas e “amor” com outras.


    Por as mulheres estarem lutando pelo mesmo espaço que os homens profissionalmente, elas são encorajadas a serem mais agressivas e a nunca serem submissas, estão tentando mudar esse cenário de mulher bibelô, a idéia de feminilidade caiu de moda, é uma coisa negativa pra mulher moderna ser muito sensível, mas muitas vezes essa idéia é mal interpretada, fica a idéia que temos que fazer com os homens o que eles por vários anos fizeram conosco, e vejo muitas mulheres se espelhando em modelos masculinos, tentando se tornar “pegadora”, com medo da própria sensibilidade.
    Ainda é muito difícil medir o valor justo de desejos e sentimentos, se aceitar, aceitar ao outro e conseguir encontrar alguém na mesma situação. No fundo o que atrapalha tudo é o peso que os valores têm na nossa vida, e a maneira como eles são inconscientes muitas vezes, porque desejo e sensibilidade tanto mulher quanto homem têm.

    ResponderExcluir
  9. Tahane, obrigado pelas gentis palavras e pelo profundo análise do texto. A propósito. há outro post no blog chamado a ANGUSTIA DA MULHER MODERNA que justamente trata da perda da feminilidade em prol da competição machista do mercado de trabalho. Seja bem vinda ao blog. abs

    ResponderExcluir
  10. EU- THE LAST LITTLE GIRL ON EARTH


    Nossa, realmente o comentário do segundo anonimo é digno de outro post

    "Há uma ansidade generalizada no que diz respeito aos relacionamentos."

    Ansiedade generalizada e exacerbada, não só em relacionamentos, mas em tudo, se em outras épocas se cobrava um casamento perfeito, uma carreira perfeita, filhos lindos e tal, hoje tem se a petulância de se cobrar felicidade das pessoas, já não basta ter tudo isso ainda é preciso ser feliz XD... exite uma cobrança muito grande da sociedade para sermos felizes, e ela mesma diz o que é preciso conseguir para isso, o relacionamento perfeito é um dos requisitos que vc tem que ter para ser feliz,e é exatamente esse um dos grandes motivos das separações,eu tenho que ser feliz todo o tempo, se eu não sou, é pq não é um bom relacionamento, dexa eu ir pra outro então...um namoro, casamento, assim como qualquer outra area da vida, tem difculdades e eventualmente uma hora ou outra vamos chorar, mas também vamos sorrir bastante ^_^, quem não entende isso acaba se frustando e sofrendo muito

    ResponderExcluir
  11. "Há muita expectativa, cobrança e insegurança por parte das pessoas que se propõe a se relacionar com alguém"

    Talvez porque as pessoas se levem muito a sério e se deem importância demasiada, é muito mais facil iniciar e manter uma amizade, porque amizade pressupõe liberdade, e se dá expontaneamente, não há necessidade de fazer a amizade dar certo,ou somos amigos ou não somos, as pessoas se esforçam demais para o inicio do relacionamento dar certo e é tensão que afunda qualquer chance, fantasias são colocadas porque queremos conquistar alguem, ,ter que dar certo? nada tem que dar certo, as vezes tem que dar errado mesmo XDDDD, talvez melhor seria sermos nos mesmos... mas ai surge outra dúvida: quem nos somos? sei lá bem alem da necessidade de que tudo funcione ainda a dúvida de quem se é, e o que se quer, mas afinal alguem sabe mesmo o quer dessa vida alem de ser feliz? U_U, bahhhh... quanta bobagem, seria melhor não se preocupar tanto e tentar ser feliz agora, mas isso me parece tão irresponsável, por que fomos ensinados a pensar nas consequencias dos nossos atos U_U...a sei la, relacionamentos deveriam ter manual, seria tão mais facil XDDDD...

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.