terça-feira, 5 de outubro de 2010

Brasil lidera o Combate a Fome no Mundo



      No jogo político há muito boato e conversas fiadas onde não se cita fonte e não há argumentos sólidos. Vai abaixo uma matéria que foi publicado no site da BBC DE LONDRES sobre a eficiência do combate a pobreza realizado pelo governo atual. O link da matéria esta aqui. Claro, temos muito o que melhorar, mas temos que manter nossas conquistas e avançar para um país mais justo onde os recursos arrecadados com os tributos beneficie quem MAIS PRECISA. Seria bom que notícias como essas fossem matéria constante no nosso noticiário, mas é mais legal falar de escândalos reais ou fabricados.

Pelo 2º ano, Brasil lidera ranking de combate à fome

Para a ActionAid, Brasil deveria investir mais na agricultura em pequena escala
O Brasil lidera, pelo segundo ano consecutivo, um ranking da ONG ActionAid que mede o progresso de países em desenvolvimento na luta contra a pobreza.
O novo ranking foi divulgado nesta terça-feira no relatório Who’s Really Fighting Hunger? (Quem realmente está combatendo a pobreza?), em que a ONG analisa os esforços em 28 países para combater o problema.
A ONG considerou o desempenho dos países em categorias como presença de fome, apoio à agricultura em pequenas propriedades e proteção social.
O Brasil é seguido por China e Vietnã. Em último na lista está a República Democrática do Congo.
Pequenas propriedades
Como em 2009, a ActionAid elogia as políticas sociais adotadas pelo governo federal para reduzir a fome no país, destacando os efeitos benéficos de programas como o Bolsa Família e o Fome Zero.
Entretanto, o relatório destaca o pequeno avanço do Brasil, em relação aos demais países emergentes estudados, na adoção de políticas de incentivo à agricultura em pequenas propriedades.
Nesse quesito, o documento coloca o Brasil na 26ª posição entre os 28 analisados, à frente apenas da República Democrática do Congo (27º colocado) e de Guatemala (28º).
“O governo (brasileiro) começou a investir muito mais na agricultura em pequenas propriedades. Entretanto, ainda há um longo caminho para acabar com a fome e reagir às imensas desigualdades históricas que existem entre os pequenos e grandes produtores”, diz o relatório.
“O Brasil tem tido a tendência de concentrar seu investimento em agrobusiness, o que contribuiu para a concentração de terras nas mãos de um pequeno número de pessoas.”
“O governo brasileiro (...) precisa evitar a promoção de biocombustíveis às custas da segurança alimentar, pois a expansão dos biocombustíveis está elevando o preço da terra e transformando plantações em combustível”, diz o texto.
FONTE:BBC BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.