sábado, 21 de novembro de 2009

Forças do Destino



      Acabei de ver um filme tolo chamado Forças do Destino. É aquela típica comédia romântica que traz um casal bonitinho demais, no caso específiico Ben Affleck e Sandra Bullock.
Na história, Ben é um homem fechado, tímido, contido em excesso, que está de casamento marcado mas em razão das "forças do destino" ele acaba fazendo uma longa viagem ao lado da espevitada e louca Sandra Bullock, que óbviamente, é o completo oposto dele. No decorrer do filme, como era de se esperar, eles se envolvem e pra "variar" Ben descobre com Sandra o "prazer das coisas simples e tolas", tais como tomar banho de chuva, cair na piscina com roupas e fazer tantas outras loucuras "românticas" que boa parte das pessoas se negam porque tem "gente olhando" ou porque não "quer se expor".
Enquanto Ben flerta com Sandra, sua noiva angustiada com a demora do futuro marido em chegar na cidade onde se casariam, acaba se envolvendo com um ex namorado. Parecia tudo certinho hein? No final Sandra ficaria com Ben e sua até então noiva com o ex.
Bem, quem não quiser saber o final do filme não leia as linhas seguintes. Surpreendentemente no final do filme, no meio de uma tempestade, Ben diz para noiva que a ama muito e que durante a viagem acabou encontrando alguém e ficou indeciso quanto ao seu casamento, no mesmo instante ela tenta explicar que acabou ficando com o ex namorado, no entanto ele interrompe alegando que no meio das dúvidas, percebeu que ele tinha uma visão utópica e tola do amor. Nesta visão boba, o simples fato de amar alguém criaria uma redoma indestrutível na qual ele ficaria totalmente protegido de sentir atração ou até se apaixonar por outra pessoa, no entanto ele se sentiu não só atraído como também apaixonado, mas a dúvida somente reforçou o sentimento superior que é o amor. Justamente ele aprendeu que essa bolha protetora não existe, e o milagre do amor é criar essa camada protetora através da luta diária e constante para manter dois seres unidos (Não exatamente com essas palavras). E em meio a tempestade eles se casam e logo após aparecem como "tolos" beijando-se na praia, na rua, ao sair do carro, enfim como dois "exibicionistas apaixonados" .
Ao terminar o filme confesso que me emocionei, ando mais sensível que o normal, e realmente cada vez tenho mais inveja dessas pessoas (mesmo as fictícias) que tenham alguém que aprecie a boboquice de amar e ser amado.

E quer saber? Já fui um idiota no pior sentido da palavra, despedacei corações e fui cruel com algumas pessoas que talvez não merecessem isso de mim. No processo acabei não só traindo a confiança de terceiros como acabei destruindo a melhor parte de mim mesmo, tudo porque um dia "tive meu coração partido".
Mas quer saber? Hoje me sinto limpo e com o coração puro, não vou mais lamentar pelo meu passado e vou lutar pelo meu futuro e por quem efetivamente queira participar dele.
No mundo dos contos de fadas as relações amorosas são perfeitas, ninguém erra, todo mundo é legal o tempo todo e ninguém magoa brutalmente ninguém. Por causa dessa ladainha imbecil que há tantas pessoas amargas e desencantadas com a vida a dois pois insistem em viver uma ilusão e obviamente o resultado é a desilusão. Aceitar a possibilidade de uma relação onde as pessoas erram, aprendem e se perdoam parece algo abominável demais quando se exige perfeição. Diante dessa insanidade perfeita, as relações tornam-se descartáveis, afinal, perfeição não comporta falhas. Mesmo amando, não estamos imunes a dúvidas, atrações ou até mesmo paixões, mas daí vem a capacidade do ser humano julgar o que é essencial. Conheci muita gente que não quis abrir mão de uma balada, uma viagem, uma paixão, e no processo acabou perdendo o grande amor de sua vida. Essas pessoas não sabiam dosar  que era necessário renunciar o que era efêmero, casual e comum para cultivar o que seria duradouro, profundo e raro.
O problema é que vivemos no auge do individualismo-covarde-emocional onde se prega o "desapego", não da forma budista e cristã, mas apenas como forma de reforçar o seu eu. Só que, cada vez estou mais convencido que o desejo mais secreto de todo ser humano é sentir-se livre o suficiente para se entregar de corpo e alma a alguém, esta sim é talvez a melhor forma de ser livre.
As pessoas, inclusive aparentemente adultas, vivem em função das "frases feitas. O amor não torna seres humanos Deuses impassíveis de falhas. Ao contrário, o amor é uma plantinha rara, mas como todas elas, é muito frágil e qualquer coisa pode sim destruí-lo. Existem talvez muitas pessoas boas por aí, mas pouquíssimas, ou pior,´comumente apenas uma vai inspirar este sentimento raro, e justamente por isso que ás vezes se luta contra o fogo e o tempo para manter essa pessoa conosco.
Quer saber? Sou um tolo romântico, impefeito, cheio de defeitos tal qual qualquer membro da raça humana, mas sei me doar e me dedicar como poucos, sei que sou uma pessoa que  merece o melhor que a vida pode oferecer.
No mundo adulto é apenas o casal que deve decidir e viver sua vida. A vida em comum depende só e únicamente de dois seres e fim.
Não são as forças do destino, os guias espirituais, a astrologia nem as frases feitas que devem guiar nossas vidas, não são os manuais, não são os sábios, não é o amor medieval que se estende até os nossos dias que vão pautar nossas vidas,apenas nós, nós mesmos que devemos viver e encontrar nossos caminhos.
Pense,  ou melhor sinta isso.

Adriano Cabral
Redigido no dia 19/07/2009

26 comentários:

  1. com certeza nós como seres humanos falhamos bastante em nossas atitudes, machucamos quem nao deveriamos, somos machucados quando menos esperamos, mas o gostoso da vida é acreditar que tudo um dia passa e que um novo começo sempre nos espera. nao adianta lamentarmos por coisas do passado, é levantar a cabeça e trilhar novos caminhos buscando sempre a felicidade.

    belissimo texto o seu.

    abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente vivemos assim, com medo de nossos próprio demônios. A felicidade não está em outro lugar senão nas coisas simples que a vida nos pode oferecer, a gente é complica tudo com essa ânsia de achar que o melhor é o aparente, o que parece ser mais bonito. Deus não escreve certo por linhas tortas, nós é que não lemos direito.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do que li.Também vi esse filme, não uma, mas muitas vezes e cada vez que revia, melhor entendia a questão proposta pelo mesmo. Dificil aceitar finais improváveis...mas são os que mais me impressionam, pq revelam a vida como ela é, dentro de uma perspectiva romantica. Não precisamos fugir do real para sentir, para ser romantico ou para sonhar. Gosto de entender o ser humano, ou pelo menos, tentar entender. Gosto de observar e ler os gestos humanos. Gosto de gente, do que as pessoas podem nos oferecer e amo filmes, mesmo os mais melados e fracos. Precisamos do obvio para entender o improvável.Enfim... gostaria de trocar mais opiniões com vc. Esteja a vontade para me escrever. chrisfernandes.04@gmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Realmente só alguém muito iludido para achar que pode ter uma relação longa e intensa, sem sofrimento, erros e decepções. Só alguém muito estúpido mesmo. Não é á toa que muita gente apela para "novos inícios" sempre que a relação tem problemas, como se do novo início não viesse novos problemas. Só que no meio do caminho a gente topa no máximo com uma ou duas pessoas que valem a pena, e por falta de maturidade, parte para um "novo início" para fugir dos problemas de uma relação adulta!
    Enfim, não são as forças do destino nem ninguém que deve decidir nossas vidas, somos nós que lutamos por alguém e por nós, ou lutamos para ficar longe, e sempre somos apenas nós, que pagamos o preço.
    Lindo Dri

    ResponderExcluir
  5. A muito digo que o pior defeito é a perfeiçao, por ser utópico? nao, por ser infundado! explico meu ponto:
    quando encontramos alguém a quem julgamos "perfeita p mim" logo depois da conquista, ou mesmo durante a mesma começamos a sentir o amargo da nao perfeiçao.
    pois sim, sempre existirao defeitos, mas como temos que seguir acreditando, ainda é fácil...
    o problema surge se houver uma separaçao, sim, sempre acontece uma hora ou outra, aí vemos os defeitos verdadeiros dessa pessoa perfeita, e a visao da realidade pode definir se há chance ou nao.

    Tenho como exemplo um amigo q nunca namorou mais q 3 meses, terminava porque queria a liberdade perdida, só andava com as mais
    gatinhas, mais q 1 as vzs.
    Agora esta namorando a mais de 1 ano com uma garota 8 anos mais velha, gordinha e nao muito bonita (ele mesmo diz isso), mesmo assim diz q nunca esteve tao feliz.
    ponto
    Semana passada levei um fora da minha namorada q sempre dizia - vc é meu sonho de consumo-
    pois é, o sonho de consumo em todos os sentidos tem defeitos em todos os sentidos também.

    Samuel - Ijui Rs

    ResponderExcluir
  6. É assombroso como alguém com você não é um escritor "famoso". Você consegue realmente a cada texto captar a essência de cada tema que discorre. Trechos como:"Conheci muita gente que não quis abrir mão de uma balada, uma viagem, uma paixão, e no processo acabou perdendo o grande amor de sua vida. Essas pessoas não sabiam dosar que era necessário renunciar o que era efêmero, casual e comum para cultivar o que seria duradouro, profundo e raro." É um raciocínio até comum, mas nunca tão bem concatenado num texto como esse.

    E por fim, peço perdão para espalhar isso como uma citação sua, posso te citar né? É uma das frases mais lindas e perfeitas que li até hoje:
    "o desejo mais secreto de todo ser humano é sentir-se livre o suficiente para se entregar de corpo e alma a alguém, esta sim é talvez a melhor forma de ser livre."

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo Blog!

    Gostei muito e voltarei sempre para ver as novidades.

    Gostaria de te convidar para conhecer o meu blog tb. Http://philosophia-aton.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. As vidas amorosas seriam bem melhores se as pessoas compreendessem que "o amor não torna os seres humanos passiveis de falha" acho que essa sua colocação foi a mais perfeita para ilustrar o grande problema que de convivência que os casais "modernos" vem enfrentando.
    Um namoro termina por uma balada e um casamento por uma toalha molhada em cima da cama.
    Lamentável!
    Excelente texto... concordo com tudo!

    ResponderExcluir
  9. "Ser livre é muito bom.. Mas a vida, no seu decorrer nos faz saber: É o amor, e apenas ele, que nos traz a liberdade".
    E assim NÃO cursam os romances à la modernidade. Cada vez mais superficiais e egoístas.. Onde foi parar o amor de verdade? Aquele dos gestos bobos e das frases exageradas? Perfeição? É utopia. Difícil é enxergar através de olhos apaixonados os defeitos do outro. Difícil também, é enxergar com amor os defeitos durante uma briga. Difícil é ver quem se ama errar, e insistir no erro, depois de tanto tentarmos ajudar. Mas é sempre assim. Ninguém muda ninguém, e, quando se muda, é por força própria. Cabe aí aquela velha reflexão.. "Deus, dá-me forças para mudar o que necessita mudanças, paciência para as que eu não conseguir mudar, e sabedoria para diferenciar as duas coisas".
    "E assim, seguimos caminhando, pelas estradas mundo afora, acompanhados do tempo e das estrelas, numa jornada quisá finita, em busca quem sabe, do amor."

    ResponderExcluir
  10. Nossa, já vi esse filme e o final é realmente surpreendente.
    Mas eu adorei.
    Assim como o final do seu texto.
    Devo dizer que se encaixou perfeitamente na situação que estou vivendo.
    Mas ainda acredito no destino.
    Claro que ele depende de nossas decisões e é conveniente ao curso que nós mesmos damos às nossas vidas. Mas ele tem parcela de culpa em muitas experiências.

    "Por causa dessa ladainha imbecil que há tantas pessoas amargas e desencantadas com a vida a dois pois insistem em viver uma ilusão e obviamente o resultado é a desilusão."
    Amei esse trecho.
    As pessoas se preocupam demais em viver contos de fadas!

    Adorei o texto, da sua fã, vovó! hehe

    ResponderExcluir
  11. Agradeço a todos pelos comentários. Eu escrevi esse texto sob forte tensão emocional, nessas horas, geralmente não consigo escrever coisas interessantes. Adorei alguns comentários, não dá para citar todos, mas Sammy muito bom. Sayuri como sempre perfeita. E vovó Lívia, quero te encontrar aqui mais vezes.

    E quanto a mim...vou esperar para saber o que aguarda o meu "destino".

    ResponderExcluir
  12. Nunca imaginei, adriano cabral um romântico. Sempre foi tão forte, decidido, que não via em você o papel que é dito como "fraco" de ser romântico. Adorei seu texto e vejo nele muitos dos meus pensamentos. Parabéns DE NOVO. Hahaha.

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante o seu texto...

    ResponderExcluir
  14. Anala, com certeza você conhece apenas a superfície desse homem. Nunca conheci ninguém com tanta riqueza e capacidade de expressar sentimentos, tanto no papel, quanto ao vivo. Como ele mesmo diz...há muitos Adrianos, e eu sem dúvida amooooooooooooo todos.

    Sem dúvida gato! Sua fã.

    ResponderExcluir
  15. É enfrentando as dificuldades que você fica forte.
    É superando seus limites que você cresce.
    É resolvendo problemas que você desenvolve a maturidade.

    É desafiando o perigo que você descobre a coragem, arrisque e descobrirá como as pessoas crescem, quando exigem mais de si próprias e assim conseguem alcançar os seus objetivos

    Continue sendo essa pessoa que vc é especial e linda... da sua eterna aluna Lenine

    ResponderExcluir
  16. Desta vez não vou comentar o texto, mas os comentários sobre o autor rs. Realmente Adriano é o ser mais completo que já conheci, como disse Anala, forte (na maioria das vezes) e decidido, mas ao mesmo tempo sensível e romântico. Confirmando o que disse Tatazinha, como o próprio fala, há muitos Adrianos, e certamente gosto muito de todos que conheço.

    smack
    sua fã nº 1 rs

    ResponderExcluir
  17. Josy, hUmm desse jeito vou acabar acreditando que você é realmente minha fã número 1. rs

    Mas se você que me conhece e conviveu comigo em momentos tão díspares, favoráveis e terríveis e ainda assim pensa tão bem de mim, começo a acreditar que tenho realmente alguma qualidade. smack

    Tassi, você é só gentil demais.

    ResponderExcluir
  18. O último parágrafo resume diretamente tudo o que eu penso a respeito do assunto. Você parece que entra na gente e tira os nossos pensamentos pra transformá-los nos textos que não somos capazes de fazer, essa é a realidade! Ainda em relação ao que você escreveu, acho que as expectativas que depositamos sobre os outros, até mesmo essa espécie de "contrato" que é o casamento, onde assinamos os nossos nomes numa espécie de "contrato de posse" e nos comprometemos a não nos abandonarmos jamais, tudo isso vai matando o amor aos pouquinhos. Somos seres livres, a partir do momento em que nos desligamos de nossas mães, e no entanto insistimos em nos apegar a esse sentimento de posse. Ótimo texto, Adriano, sem mais!!! rsrs

    ResponderExcluir
  19. Acabei de pegar esse filme passando e já estava no final e vi que ele termina com um pensamento sobre o amor. Não deu tempo de escrever esse pensamento e fui pesquisar sobre ele e encontrei esse blog. Me interessei pelo filme e por isso irei procura-lo para alugar. Mas se alguém puder mandar pro meu e-mail o texto final com o pensamento, eu agradeço. Meu e-mail é cesar@eller.com.br, obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Não é um comentário anônimo - The last litle girl on earth.
    Amor, amor, amor... onde esta o amor?...já vi pedaços desse filme, mas nunca cheguei a assisti-lo por completo, mas ao ler o texto me lembrei de outro filme que quer passar a mesma mensagem, acho até que de uma forma mais real,Um beijo a mais, conta a história de um rapaz que está na casa dos 30 anos, a sua namorada acaba de engravidar, ele a ama e vão se casar, tudo perfeito, ele mesmo diz no começo do filme, minha vida é perfeita, tudo correu como eu imaginei, tenho a garota que amo, um emgrego legal, vou me casar ter um filho...e é só isso? ele começa a duvidar se era só isso que ia ter pela frente e não que ele achasse ruim tal futuro mas era prevísivel como se faltasse a emoção de uma aventura,um romance,fogos de artificio, e toda aquela parnafernália que acompanha os filmes romanticos, especialmente as comédias românticas, ele está aparentemente entediado... então aparece uma bela morena na sua vida, uma emoção, a menina mais nova tem o entusiasmo e a esperança ingênua da juventude, eles flertam, tem um casinho, a namorada/noiva dele descobre e tem a reação típica de alguem que também queria um conto de fadas: seu cachorro pq vc fez isso.. blabla, eu ti amava agora vc estragou tudo.. eu estou gravida... na verdade a namorada é tão ou até mais alienada que ele, nisso a mãe da menina que está tendo seus próprios problemas no seu casamento de 30 anos, tenta explicar para ela, que a vida não é certo e errado o tempo todo, e que na maioria das vezes a vida real esta no meio dos dois, daí as concessões que decidimos fazer ou não...o pai da namorada, fala com o rapaz lhe explica que essa não vai ser a ultima morena da sua vida, o rapaz argumenta dizendo que errou e que ama a filha dele, nisso o pai da namorada diz uma das melhores frases do filme ao meu ver: bonito isso, mas o seu amor só diz respeito a você, é o que você faz que realmente conta, essa juntamente com frase da mãe da menina sobre a vida são as melhores frases do filme, e elas se completam, temos a tendência de achar que o amor é um sentimento compartilhado e muitas vezes os filmes reforçam essa idéia, mas na realidade o amor assim como qualquer outro sentimento é individual, nimguem compartilha do mesmo amor,e acreditar no contrário talvez seja o maior equívoco dos relacionamentos, pois fezemos o que fazemos esperando um espelho diante de nós, desejando que a mesma atitude seja refletida pela outra pessoa, quando o ideial seria guiar nossas ações independentemente disso, mas eu sei que é dificil, já que impossível não criar expectativas sobre como deveria ser, e essa insisntencia de querer que outro se espelhe nas nossas ações nada mais é que um desejo de uma garantia de que as coisas serão como deveriam ser, como o Meu amor é.

    ResponderExcluir
  21. Excelente texto! Já vi esse filme e confesso que não tinha me atentado a essa mensagem dele, pelo contrário, tinha até o achado bobinho! E concordo com sua reflexão posterior tb... eu namoro há 5 anos(desde a época do colégio e até agora, qse ambos terminando as faculdade) e o que eu sinto, em relação ao amor é mto similar ao que vc escreveu.. eu vivo isso! Não somos perfeitos mas decidimos fazer o nosso melhor, sempre. Amor, carinho,respeito, lealdade(que é um conceito mto mais amplo que a mera fidelidade), basta construir uma boa base.. frente a isso, qqr adversidade que a vida possa trazer, perde força e no fim, só engrandece o nosso amor.
    As pessoas, os amigos mais próximos, nos veem e acham que estamos juntos tão bem como se tivéssemos nascido pra isso, com se fossemos destinados um ao outro ou algo assim, qdo na verdade, tudo foi uma questão de escolha nossa desde o início. Voce está de parabéns pelo texto, cara. Impressionante msm.. vou procurar ler os seus outros tb! um bjão

    ResponderExcluir
  22. ótimo texto, mas discordo, o amor ainda é o mais forte e o mais próximo da perfeição e do divino que podemos chegar, é difícil se mater coeso, é difícil se manter puro, é difícil se manter forte, algumas vezes caímos, algumas vezes falhamos, faz parte da nossa natureza, mas existem certos tipos de falham que nos mostram sim a diferença entre amor, amor carnal, atração física, interesse e comodismo...se amor fosse algo tão frágil, não sobreviveria a nada

    ResponderExcluir
  23. Parabéns, professor Adriano! sempre acompanho seu blog.
    Marcelo Ferraz.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, incrível. Eu achei este site exatamente por acaso pois acabei de assistir "Forças do Destino" o mesmo filme citado e assim como você, me emocionei com o final, de encher o olhos de lágrimas, principalmente depois da citação da frase final sobre o casamento, que é o que eu procurava na internet quando de repente me vi lendo seu texto. O interessante é que quase 2 anos e meio depois que você escreveu este blog é que fui o ler e me identifiquei com o que escreveu, salvo algumas diferenças.

    Só para constar, achei a frase que tanto queria e ela diz assim:

    Bispo Jeremy Taylor, "o casamento tem em si menos beleza e mais segurança que a vida de solteiro; tem mais cuidados, porém menos perigos; é mais festivo e mais melancólico; é mais cheio de tristezas e cheio de alegrias; está exposto a mais responsabilidades, porém é amparado por todas as forças do amor e da caridade e essas responsabilidades são prazerosas."

    Um abraço,
    Marcus Barbalho.

    ResponderExcluir
  25. As pessoas que vivem um grande amor são as que reconhecem que não existe perfeição nem nas pessoas, nem no amor. Reconhecer e se libertar desse amor de novela, dá a chance de viver o que hoje muitas pessoas consideram impossível. Excelente texto. Perfeito.

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.