quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O TEMPO - 25

     
      O telefone toca, você corre, atende, ouve uma voz... Não é a que você esperava. Hirto você contempla o vazio presente e a incapacidade de ver algo a sua frente que você possa chamar de futuro. Chega um determinado momento da existência em que finalmente você não só sabe, mas tem certeza que o tempo é um só: o contínuo presente. Um, dois, três dias, uma duas, três semanas... Que diferença faz se absolutamente nada mais acontece que os minutos, horas e dias se devorando insensatamente e você esperando o que? Talvez definitivamente adentrar ao vazio que precedeu o vazio.
E se então você descobre que o único tempo que você tem é o presente, não há escapatória, ou há... a fuga é olhar o passado, lá conterá um tempo onde o tempo se dividia em passado, presente e futuro. E não obstante todas as respostas dizerem o contrário você teimava em acreditar na idéia de...Futuro. Idéia cruelmente dilacerada pelo presente passado que oblitera o por vir. E imediatamente você percebe que se o passado pode ter sido o que poderia ser, ele também definitivamente foi o que apagou tudo que esteve por vir e eliminou qualquer tênue faixa de esperança.
 Hoje é vinte cinco e o telefone toca, você sabe que quem você espera nunca estará lá novamente a não ser em sonhos tortuosos em preto e branco, ou no delírio do passado reinventado ou na pungente saudade de tudo que poderia ter sido. Na solidão do quarto você chora, talvez outra pessoa chore também, mas quase tão inútil quanto nossas vidas quando finalmente entendemos o tempo, são essas lágrimas grossas, quentes, salgadas, que escorrem pelo corpo até desaparecer... como se nunca tivesse existido.
O telefone toca. E no esquife ninguém ouvirá seu grito, se debaterás em vão porque no final das contas, o tempo sempre será: passado.

By- Adriano Cabral.

9 comentários:

  1. Esse texto me deu um nó. Não entendi nada mas acabei me sentindo mal ao ler. Essa foto é muito sinistra. Triste.

    ResponderExcluir
  2. Angustiante. A espera será sempre um elemento de redenção ou completa perdição. Parabéns, meu amigo, você conseguiu transpor com maestria o sofrimento humano.

    ResponderExcluir
  3. Pior que esperar... é não esperar nada.

    ResponderExcluir
  4. ... E Pandora abriu a caixa e deixou todos os males cairem sobre o mundo, só restou a esperança, que ela lançou sobre a terra, para que os mortais pudessem suportar os sofrimentos advindos da sua curiosidade... mas que diabos a esperança fazia misturada com as desgraças humanas?...vamos a visão otimista: quem tem esperanças se move, muda pq acredita que seus anseios podem se realizar, talvez seja uma maldição, tentar, e tentar sem saber se vai chegar, é um salto, que hora é vôo e hora é queda... visão pessimista:quem espera pacientemente uma mudança que nunca vai acontecer, espera calado, sonhando, desejando, é um sono profundo, sonhar sem viver, não seria tão ruim se de vez quando não fossemos obrigados a abrir os olhos e tão logo perceber que é apenas uma miragem, o que deixa um gosto amargo nas lembranças, é como beber suco suki achando que é suco natural de repente vc abre os olhos e percebe que não era natural,e como sabe?,pq para sonhar é preciso intuir como deveria ser, e a gente sempre pode se enganar, mas vez por outra piscamos e percebemos o que é real...
    real... a realidade e o sonho em excesso tornam a vida intragável, o primeiro apodrece o desejo que nem bem nasceu e o segundo o mata nos primeiros anos.
    Então sejamos realistas sonhadores, se é que isso é possivel...

    ResponderExcluir
  5. O tempo é assim, de um jeito que ainda não explicamos, mas é justo isso, inexplicável. Entender, não entender, pensar, falar, cantar, assistir, ignorar, procurar... É mesmo uma eterna procura... Por sair do estado em que estamos, por explicar o que sentimos em palavras, por uma solução para outras pessoas, por uma negação do que fazíamos antes, por estarmos certos, por termos sucessos, por fazermos o que nos dizem, por sermos quem achamos que somos, por muita coisa, num eterno buscar... Será que cansa, tanto procurar? Sei lá... Contam os mais velhos que sim.

    ResponderExcluir
  6. Intenso, é a perfeita descrição de um momento da minha vida.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. é a perfeita descrição da minha vida..

    ResponderExcluir
  8. A verdadeira frustração de esperar o que nunca irá acontecer.

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.