quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O PRIMEIRO MENTIROSO

     
      É comum se ouvir "Eu odeio mentiras", "admito qualquer coisa menos mentira", "só a verdade liberta" e aí vai. Mas será que realmente é possível viver sem mentiras? Nãoooo! Provavelmente alguém pensou: Poxa, às vezes precisamos apenas ser educados e sensíveis. Sim meus caros leitores, a ausência de verdade pode mudar de nome. Então temos as mentiras "aceitáveis" classificadas em vários tipos: a mentira educação( Oh seu vestido esta lindo), mentira sensibilidade (Apesar da metástase ainda há esperanças), mentira gentileza (ele não é feio só não tem a beleza padrão) a mentira política (O Brasil pode muito mais! rsrsrrs) a mentira amorosa (você é tudo pra mim e jamais pensarei em outro homem) e aí vai. Então existiria a pequena e grande mentira? Deixo a resposta para vossas mentes, no entanto convido-vos á imaginar um mundo onde é impossível falar mentiras, não por coação, medo ou necessidade mas apenas porque é a natureza das pessoas. Neste mundo uma mulher olha para um bebê e diz que ele é horroroso, o empregado diz ao patrão que odeia o emprego, a mulher diz que vai casar apenas para ter uma vida financeira estável e ter filhos genéticamente adequados. Não gostaram muito né? Agora imaginem se no meio disso tudo uma única pessoa desenvolvesse a capacidade de mentir? Boa idéia pra se pensar hein! Pois esta idéia foi para tela de cinema e produziu um filme ao mesmo tempo despretencioso, mas bem interessante:O Primeiro Mentiroso. Acabei de vê-lo e fiquei emocionado, sim amigos, creio que a idade anda me deixando mole. Mas vou explicar a causa disso. O filme é definitivamente leve mas ao mesmo tempo nos traz momentos incômodos como a passagem onde o personagem principal Mark inventa para mãe todo um além vida maravilhoso por não suportar vê-la desesperada à beira da morte. As implicações dessa "mentira sensível" tem o incrível resultado: os meios de comunicação informados pelas pessoas do hospital da 'grande revelação de Mark" cercam sua casa e toda comunidade mundial exige que ele explique o que virá na vida após a morte afinal, todos adoraram a idéia de encontrar os entes queridos, viverem tomando sorvete e cada ser humano ter sua mansão no céu. Logo Mark acaba virando não só uma celebridade mas um verdadeiro messias, só ele sabe o que o homem lá de cima tem a dizer. No processo há uma mulher, lógico amigos, tinha que ter uma mulher. Antes de ficar famoso e rico Mark tem um encontro fracassado com a lindissima Anna (interpretada por Jennifer Garner, sim a Elektra) que diz logo que ele não é atraente, não tem vida financeira boa, não vai ficar com ele mas vai encontrá-lo porque ta desesperada e não quer ficar só,  deixando claro que não vai nem pensar em beijá-lo. Ainda acrescenta que jamais ficaria com ele por desejar ter filhos gordinhos com nariz de batata.

Rico e famoso Mark se reaproxima de Anna e ela o aceita como amigo, aos poucos ela confessa que ele é divertido, inteligente, fofo, legal, rico, que a faz muito feliz, mas ainda não teria boa aparência e ela não queria ter filhos feiosos. Mark não pensa duas vezes em mentir para conseguir dinheiro e fama, mas num ponto alto do filme Anna declara que o ama, no entanto por não suporta a idéia de ter filhos gorduchos irá casar com outro, ainda indaga a ele se ao ficar rico e famoso ele teria alterado sua carga genética. Neste momento, ele poderia responder que sim, afinal, ele é o único mentiroso da terra e tudo que é dito por ele é entendido como verdade irrefutável, no entanto ele não usa esse poder. Mesmo o primeiro e único mentiroso da terra sabe que não dá para ter uma relação amorosa completa, viva e sobretudo "verdadeira" se  a relação tem como base: mentiras, sejam elas grandes ou pequenas. Nisso me identifiquei muito com o personagem. Sou do tipo que fala umas verdades completamente constrangedoras e desagradáveis de serem ouvidas, principalmente para as pessoas que gosto muito, pois não acredito numa vida a dois onde não posso realmente ser ao máximo simplesmente: eu. Me desculpem os mentirosos (ou mentirosos sonhadores e ilusórios) mas numa relação a dois a verdade é fundamental e ela realmente liberta. Mas não esqueçam, tudo tem um preço e o da verdade amigos, é muito alto.
Mas fiquem tranquilos, não contarei o fim da história (que é óbvia rs), mas uma coisa me incomodou muito no final. Não obstante toda narrativa deixar claro como é estúpido se pautar na aparência e no que "todos deveriam desejar", o protagonista interpretado por Ricky Gervais não tem uma única cena de beijo com a personagem principal. Não obstante o ator ser roteirista, diretor e produtor do filme, parece que ele achou que o público não ia gostar de ver uma mulher bonita beijar um gordinho com nariz de batata.

By- Adriano Cabral

3 comentários:

  1. Temos que ficar alertas. Não praquelas mentirinhas bobas que saem sem querer, mas praquelas que parecem bobas e que parecem ser sem querer.

    Mentira, seja lá qual for, tem alguma razão.
    Mentir pra si mesmo, por exemplo. Alguma coisa em você te incomoda pra que faça isso. As pessoas parecem ser estantes de infinitas gavetas - e aí caio no tão falado auto-conhecimento. Algumas são óbvias e muito usadas, outras simplesmente não são usadas, outras são usadas uma vez e esquecidas. Alguma deve ter que esconda uma grande verdade sobre nós mesmos. Não, deve haver muitas delas... E pode estar ali tanta dor, tanta coisa escondida... Não sei se posso chamar de capacidade isso de destrancar suas próprias gavetas, mas algumas pessoas conseguem. Por que não eu ou você? Isso devia ser uma prioridade na vida.

    Não sei... Quanto mais o tempo passa, mais parece que as coisas tem uma lógica.
    Tanto que quando vejo algo inexplicável, paro e contemplo.

    ResponderExcluir
  2. "Temos que ficar alertas. Não praquelas mentirinhas bobas que saem sem querer, mas praquelas que parecem bobas e que parecem ser sem querer."
    E a verdade? tem prazo de validade? expirado o tempo de consumo, descarte-a, é assim que deve ser? até que ponto vale a pena insistir numa mentira? será que o velho ditado americano funciona? fake until you make it, " finja até que vc consiga"... a menina do filme, era honesta desde do inicio assim como todos, mas por não saberem o que era mentira, todos assumiam o que era dito como verdade,no nosso mundo dizemos a verdade e todos assumem que é mentira,o que fazer?, as vezes uma verdade repetida despretenciosamente, parece mentira, por comdismo deixamos ela se fantasiar de mentira, e inventamos mais, mas chega um ponto que a fantasia é tão ornamentada, que se torna penoso carrega-la, então a verdade fica nua, e aquilo que tinha sido dito de forma honesta e leve ganha ares de confissão, e não deixa de ser porque eu escolhi esconde-la nas fantasias que criei...

    ResponderExcluir
  3. "Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira" - Renato Russo

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.