sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Novo ano - Necessidade e Desejos

      
      Há dois anos seguidos venho publicando a mesma mensagem de ano-novo que na verdade não deixa exatamente muitas pessoas felizes, ironicamente, pretendia falar de um possível bom ano para todos indistintamente. Se ainda alguém quiser conferir este texto você pode ler aqui. Na verdade uma boa parte de mim ainda esta mais inclinado ao velho texto, mas andei refletindo que, mesmo sabendo que o "ano novo" nada mais é do que uma mera convenção ele pode servir para nos dá a ilusão (vamos pensar que é uma boa ilusão) que é possível recomeçar, mudar. Nesses períodos é comum as pessoas prometerem aos outros e a si mesmos várias coisas que não cumprem, não porque são mentirosas inveteradas, mas porque simplesmente é comum nós "desejarmos" coisas que efetivamente não queremos ou talvez não ansiamos de verdade, mas talvez precisemos, seja porque amigos esperam algo, a família ficaria orgulhosa ou simplesmente para pagar as contas. Não são desejos, são necessidades e por mais que inventamos e se inventem mil adornos para elas, ninguém realmente deseja necessitar de algo.
      Diante disso, desejo a todos que tenham capacidade de conseguir no ano vindouro realizar essa mágica mudança que pode ser operada apenas com o avançar do calendário e que nesta mudança tenham sorte de conseguirem o que se precisa e mais que tudo, alguns desejos efetivos se realizem.
      Um grande abraço a todos! E vamos sorrir com esperança, enquanto estamos vivos há um futuro.

By- Adriano Cabral

6 comentários:

  1. É... Todo mundo sabe o que quer... Mas parece que na passagem do ano, se a gente desejar bastante uma coisa, uma força estranha vai fazer ela acontecer e aí... PLIM! É verdade!

    O engraçado é que quando tá, por exemplo, em junho... O ano parece que já não presta mais, todo mundo nem aí... Deve ser que nem os bebês...

    Tá, mas é melhor eu ir abraçar as pessoas agora... "Eu descobri que disfarçar pode ser uma boa/ Um sorrisinho me vale tanto/ Aí me deixam no meu canto..."

    ResponderExcluir
  2. O importante mesmo é ser feliz e superar as pequenas coisinhas que às vezes tranformamos em grandes obstáculos.

    ResponderExcluir
  3. Passei alguns anos acreditando que realmente desejar, na virada do ano, Feliz ano novo, fazer planos, era o mais importante para aquele momento e que isso ocasionaria sorte, mas não demorou muito e logo percebi que esse "fenômeno" que acontece no final de cada ano é muito mais uma data comercial do que uma data para se desejar energias positivas...
    Como você mencionou no texto, nós prometemos muito e cumprimos pouco (ou nada)...
    Não vou dizer que sou fria ao ponto de nesta data não desejar boas vindas ao próximo ano as pessoas, mas não fico comendo sementes de uva, pulando tantas ondas, jogando rosas ao mar. Tenho minha fé, procuro ser feliz, superar obstáculos e gosto de tentar fazer um ano novo a cada dia.

    ResponderExcluir
  4. Natal, ano novo, páscoa, etc, etc, etc.. Todos transformados numa estratégia econônica p/ enriquecer ainda mais aqueles poucos, e empobrecer a muitos de nós..
    Mas.. Não acredito que se revoltar contra essas datas vá realmente mudar alguma coisa. Sendo assim, prefiro encarar da minha maneira, e aproveitar o significado principal que elas têm (ou tinham), por trás dos ovos de chocolates, bons velhinhos e fogos de artifícios. Procuro fazer do natal, um grande reencontro com meus familiares.. Cozinhar com muito amor, e esbanjar tal sentimento à todos que me cercam, durante o ano inteiro que virá.. E nos fogos que se queimam durante alguns simples minutos, eu os faço simbolizar tudo de ruim que já passei, se desfazendo em lindas luzes para nunca mais voltar.
    Os planos da virada? Que atire a primeira pedra quem nunca fez "ne-nhum-zi-nho" sequer. Faz bem.. Uma vida sem objetivos, sem planos, metas.. é uma vida sem sentido. E viver sem planejar, já é um plano.. Enfim!
    Adriano, que em 2011 você possa realizar muitos desejos.. mas principalmente possa realizar aqueles que você ainda nem sabe que existem.
    Que possas usufruir de grandes momentos.. Fazer e receber surpresas.. Quem sabe até encontrar um novo "amor eterno".. rrs..
    E que seu computador seja um eterno meio de comunicação das suas grandes experiências, com um monte de aprendizes.

    Smack!

    ResponderExcluir
  5. Lembrei-me dos versos de Carlos Drummond:
    No meio do caminho tinha uma pedra
    Tinha uma pedra no meio do caminho...

    As pedras fazem parte de nossos caminhos para que possamos nos lembrar de duas coisas: a primeira de que somos frágeis, não podemos nos vangloriar de uma fortaleza inabalável; a segunda de que apesar de frágeis somos capazes de superar as pedras de nosso caminho...
    As pedras muitas vezes existem para nos lembrar de que somos humanos acima de tudo e que precisamos superar sempre nossas dificuldades, olhar para elas com o desejo sempre de ultrapassar as barreiras que insistem em aparecer. Acho também, que o ano novo é essa pedra que devemos superar na busca por um caminho cada vez mais pleno e feliz. Limitações, temos muitas (as pedras), mas também temos o poder de superação.
    Um abraço! Seu blog é muito legal!!!

    ResponderExcluir
  6. Dessa vez não houve lista de fim de ano queimando no ultimo minuto de 2010... pedir o que se quer ou o que se precisa?, ora se soubessemos o que é preciso para ser feliz, pediriamos isso, mas essa é como aquelas questões de multipla escolha cujo tema não estava na pauta de estudos, e o que a gente faz nessas horas? chutaaaaa, o problema é quando vc lê todas as alternativas e tem certeza que nenhuma delas esta totalmente correta, mas o enunciado afirma categoricamente que uma delas é correta, sempre que isso acontecia comigo o pensamento que gritava na minha mente é: essa prova tá errada, não há alternativa certa!!!!!!!, ai eu chutava qualquer uma porque essa questão obviamente iria ser anulada, mas não dá pra anular a propria vida, quer dizer até dá mas, ai eu zeraria a prova inteira XDDDD, bem eu estou pensando muito onde eu vou marcar meu "x" esse ano, e não chego a conclusão nenhumaaaa ><, bem tem a alternativa f, mas essa é aquela que vc nunca marca pq ou tá totalmente certa ou totalmente errada, o pior é que eu acho que ja marquei meu x lá e a caneta, agora só to mesmo enrrolando pra entregar a prova, enquanto o isso fico pensando que pelo menos as outras questões eu tenho certeza que acertei XDDD, pelo menos não zero a prova e garanto uns pontinhus... quem sabe dá pra fica de 2º chamada XDDDD

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.