segunda-feira, 5 de abril de 2010

O FENÔMENO


Não, não vim falar do Ronaldo, vim lembrar de um cara rebelde que veio espalhando idéias novas, falando de um outro mundo, enchendo a cabeça da juventude, despertando a ira dos mais velhos e contestando antigos dogmas, definitivamente fazendo uma revolução onde a principal arma era o amor. Independente de você acreditar ou não na parte sobrenatural da coisa, é fato: O cara foi e é um grande fenônomeno. É sem dúvida extraordinário como um rapaz pobre conseguiu não só chamar atenção de uma multidão apenas com suas palavras como também, através delas, conquistar o conquistador. Ah! Ainda não percebaram quem é o tal cara? Pois deixemos claro, é o jovem galileu Jesus.

Sábado fui assistir aqui na minha cidade uma apresentação da paixão de cristo tendo como protagonista o ator José Pimental (Que há 33 anos faz o papel por essas bandas). Diz-se que não é bom saber o final da história. No entanto a saga de Jesus é uma daquelas que todo mundo sabe o início meio e fim. Mesmo assim a multidão nao deixou de gritar o nome de Jesus quando Pilatos lavou as mãos e deixou os judeus encolherem entre aquele e Barrabás. Do mesmo jeito que as pessoas soltavam impropérios contra os guardas pretorianos que castigavam o messias, sem falar no grito de alegria e júbilo de todo mundo ao ver Jesus (num bom efeito visual) subir aos céus no final catártico. Uma pequena multidão saltou de alegria como se fosse um final de campeonato, e eis mais uma vez o Cristo vencendo a morte e dando esperança para humanidade de que há sim algo mais.

Os registros históricos apontam que nos tempos que Jesus Cristo andou pela terra havia centenas de "messias" pregando, um em cada esquina. Mas apenas um se tornou tão forte que conquistou até mesmo o império romano. O que mais impressiona é a durabilidade do "mito" e seu alcance. Outro destaque é sua mensagem, ela não tem o conteúdo típico das pregações religiosas (inclusive as contidas no velho testamento) onde se tenta "ganhar o fiel pelo medo da punição". Jesus definitivamente era antes de tudo amor e perdão. Perdoe-me os ateus sem fé (aqueles que vivem falando de Deus o tempo todo) mas não consigo imaginar nada negativo nem ruim que possa vir de um verdadeiro cristão.
Não importa se ele foi o filho de Deus, o próprio Deus vivo ou apenas um homem, o fato é que ele é um grande fenônomeno que é e foi objeto de tantas proezas que sem dúvida, sua própria permanência no tempo já poderia nos induzir a acreditar no sobrenatural. Para terminar, vai abaixo o que é o poder da fé segundo o escritor grego Nikos Kazantzakis extraídos do livro A Última Tentação de Cristo:
“Quando o coração ama e acredita, nada é quimera. Nada existe a não ser coragem, confiança e atos fecundos (...)
A água simples do cotidiano é transubstanciada; torna-se a água da vida eterna e renova o homem. Quando convertido emerge da água, o mundo lhe parece mudado. O mundo não mudou, continua sempre maravilhoso e horrível, injusto e carregado de beleza. Mas agora, depois do batismo, mudaram os olhos que vêem o mundo...”
 
By- Adriano Cabral

7 comentários:

  1. PARABÉNS pelo texto!
    Esse mais do que qualquer outro é belíssimo principalmente por tratar sobre Jesus Cristo, homem que se sacrificou por nós. Que desistiu de si mesmo, enquanto homem, para fazer a vontade do pai em prol de uma humanidade pecadora e sem merecimento algum. Em Mateus 26:39, Jesus ora ao Pai dizendo: "Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres." Jesus como homem sofreu por nós a ponto de dar a Sua própria vida (passando por cima da sua própria vontade) e muitas vezes nós nem lembramos dEle e muito menos do seu sacrifício. O texto fala sobre alguns "messias" daquela época, mas Jesus foi O MESSIAS, Aquele que nos ama com seu incondicional amor.
    Grande abraço e que o amor de Deus esteja sempre presente em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. TExto maravilhoso!!
    muito bom mesmo!

    Fica com DEUS Adriano!
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Jesus realmente é um fenômeno. A Sua mensagem tem mais de 2000 anos e continua sendo propagada aos quatro cantos do mundo. Bom seria que as pessoas que se propuseram a passá-las a diante... Vivessem a mensagem ensinada por este grande homem. Como você mesmo disse AMOR e PERDÃO. Mas preferem se utilizar do medo para manter seus fiéis sob seu comando.
    O livro A CABANA desconstrói toda a visão da Santíssima Trindade que nos foi passada pelas religiões. Este livro me tocou profundamente. Como eu gostaria de encontra o Deus (AMOR), do livro, nas igrejas.
    Um grande abraço, Adriano. E parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto......gostei de verdade!
    Já que fala de um homem que vivia de esmolas, que só pregava o bem, que doo-se por nós e que mesmo assim precisou ser humilhado da pior maneira possível para que um dia fosse reconhecido.

    Cada dia passo a admirar mais esse seu dom com as palavras!
    Texto perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Jesus... não há como expressar tudo o que Ele foi (e É!) apenas em um comentário de blog. Sabe, muitas pessoas falam de Jesus e até pregam em seu Nome, mas nunca pararam para tentar conversar com ele ou conhecê-lo um pouco mais. O fato é que muitos o conhecem apenas como aquela ´figura histórica revolucionária´ que dividiu a história, mas não procuram entender o porque de suas ações e a origem de seus ensinamentos. Quem dera resolvêssemos realmente fazer como a sugestão vencedora daquele concurso sobre Paz Mundial, promovido pela ´Times´: ´Experimente Jesus´.
    Deus preparou com muito carinho uma maravilhosa carta de amor para nós, conhecida como Bíblia Sagrada. Na maioria das vezes ela está lá, na estante, empoeirada, apenas como enfeite, porém desconhecemos quão valioso é aquele tesouro.
    No período da páscoa temos o costume de relembrar o sacrifício de Jesus, bem como no Natal seu nascimento, mas nos esquecemos da bendita esperança que Ele nos deixou: A Sua Volta! Afinal, de nada valeria ser cristão se não tivéssemos esta esperança de, por ocasião de sua vinda, abandonarmos este mundo vil e poder abraçá-lo e agradece-lo pelo que fez por nós. Sem dúvida, não foi a toa que após Sua morte os apóstolos saíram pelo mundo a fora a pregar as boas novas com todas as suas forças, e não O negaram mesmo em face de tortura e morte - ressaltando que todos eles foram mortos por causa do evangelho! -, nem foi a toa que os mártires preferiram morrer a abandonar a Cristo, e testumunharam até o fim de suas vidas cantando hinos enquanto queimavam nas fogueiras.
    Deixemos de lado esse ´relacionamento´ superficial com Cristo e busquemos a Ele, para que possamos fazer as mesmas obras que Ele fez!

    ResponderExcluir
  6. Muito bonito o texto adriano, a citação no final fechou incrivelmente. Também acredito no fenomeno , sendo cristo ou não, que jesus foi, trazendo de forma direta ou indireta esperança e fé.

    ResponderExcluir
  7. “ Quando o coração ama... nada existe a não ser coragem, confiança e atos fecundos”, muito bonito, mas não é todo verdade, é exatamente quando o coração ama, que o medo se faz mais presente... e a confiança também se fragiliza a cada momento, e incrivelmente é quando a coragem e a crença se mostram mais fortes, a fé e o cetismo se enfrentam no campo dos sentimentos... e só para citar o fenomeno que num ato de amor se sacrificou:
    “ Pai por que me abandonastes?”

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.