sábado, 26 de dezembro de 2009

FILOSOFANDO SOBRE OS ANOS NOVOS



     
E lá se foi mais um ano, provavelmente o mais difícil da minha existência. Mas como dizia uma antiga amiga sumida no mundo: Quem manda querer viver? Ela talvez tivesse razão,  é provável que o melhor fazer seria, ao invéz de ser protagonista virar mero expectador no espetáculo da vida.
E neste ano, mais do que protagonista, redescobri minha função de aprendiz e a única promessa que faço para o ano vindouro é que ele terá alguém mais maduro e preparado para realmente fazer diferente. Não, não, às lágrimas não deixaram-me em definitivo. Se não se monstram escandalosamente em minhas pálpebras, com certeza ainda jorram lá no fundo de minha alma. Quem manda não ter um coração leviano?
Se é pra ser mero expectador e ter um coração leviano prefiro pagar o alto preço de ser quem eu sou.
Dito isto, vai abaixo minha mensagem de ano novo, velha conhecida do ano passado, mas tão atual e mecânica como o ato de ano a ano, nós, membros do grande rebanho de condenados esperando pacificamente o abate desejamos: Feliz Ano Novo.

Feliz ano novo pra todos. Dito isto, desejo muita saúde, pois, no final das contas, não é comum ver alguém feliz doente. Contudo, é forçoso desejar que todos adoeçam, ao menos uma vez por ano, haja vista que, as nossas chagas farão felizes nossos valorosos médicos. Assim todos sorriem, nós com a cura, e os médicos com os honorários. Desta forma, fiquemos enfermos sim, mas que todos se recuperem loguinho mas... Mas se desejo felicidade a todo mundo, desejo também que alguns, mesmo que poucos, morram, porque é preciso fazer a felicidade do cemitério, agente funerário, padres e pastores que vendem a vida eterna, e porque não, de alguma carpideira que choraria muito se a imortalidade chegasse a terra.

Por isso tenho que desejar muito dinheiro no bolso de todos...porque dinheiro não traz só felicidade...mas também COMPRA...Afinal, é com dinheiro que pagamos os analistas, psiquiatras e adquirimos os prozacs da vida não?

Mas se é para felicidade de todos, desejo que alguns fiquem sem dinheiro, assim poderão fazer a alegria dos bancos (se sufocando no cheque especial ou pedindo empréstimos) ou dos empresários (aceitando subempregos e remuneração baixa). Desejo paz na terra e violência zero...Mas a felicidade de Bush, Blair e tantos outros ditadores depende de muitas guerras e muitas armas vendidas... Então,que seja, que hajam guerras, mas que ao menos o resto do mundo se livre da violência... No entanto, se algum desvairado matar por fome de dinheiro, de poder ou pela "honra" ao menos ele fará feliz algum advogado, juiz e promotor, todos dependentes da imoral e maus costumes sociais.
Enfim, desejo a todos é felicidade mesmo....Seja ela qual for, mesmo aquela que de repente se esconda na dor alheia ou na desgraça total.

Mas antes de tudo, desejo a todos coragem para lutar e ser feliz...ou melhor, lutar para colher os memoráveis momentos, instantes, que são a felicidade nessa vida tão marcada pela tristeza...mas...

Se lhe convém não lutar e chorar baixinho em algum canto escuro, e, se essas lágrimas de alguma forma te martirizem e te faça sentir um ser especial, mesmo que apenas na sua mente... chore, cale-se, enfim feliz ano novo.

By Adriano Cabral

9 comentários:

  1. Mt bom sua observação poética...
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Não vou comentar analíticamente por não ter espaço para fazê-lo satisfatoriamente. Mas posso falar do que senti ao ler o texto: desespero. Mas logo a esperança renasce das prósprias cinzas ao passo que espero que seu renascimento sirva de exemplo pra indignação e para o vigor.
    E eu me peguei conversando com meu teclado denovo...

    ResponderExcluir
  3. Belo post, meu caro. Infelizmente é assim, o nosso feliz ano novo não é como o dos enlatados hollywoodianos, onde todos são felizes para sempre. Temos que nos adequar àquilo que temos, porque é simplesmente o que temos.

    ResponderExcluir
  4. Adriano, tive que comentar, por me lembrar - ao ler seu texto - do filme "Todo poderoso" em que numa cena Jim Carrey - como Deus - resolve atender todos os desejos em um programa de computador, de todas as pessoas do mundo. E no dia seguinte, o caos domina a cidade e todos os desejos entram em conflito pelo deslize do desajeitado "Deus" do filme.

    Sim, como é conflitante, ter de entrar em conflito com todos os desejos, e desejar algo menos ruim, que nos faça nos sentir menos ruim. De personalidade menos persuadida pela culpa.

    Sim, filosofo isso em partes, no cantinho dos meus pensamentos em que você acaba se identificando e lembrando disso também!

    Sim, eu sempre peço para que nos demais anos eu pudesse não derramar lágrima nenhuma, nem por mim, e nem por ninguém.

    Não, mais logo lembro do nosso sofrimento, lembro-me por esse texto. E logo não posso pedir, se não estaria "conflitando" com o desejo posterior de alguém em me fazer chorar.

    Sim, de novo: Logo se não choro, não sou mais eu. E logo também não seria mais você, e ninguém seria mais ninguém.

    Enfim, eu só queria te desejar um feliz ano novo, também. Mas de novo, escrevi de mais. E continuo escrevendo... oras parei!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. E o que aconteceria com o mundo se todos fossem felizes?
    E se nunca mais uma lágrimazinha fosse derramada? Definitivamente, um completo CAOS.
    Pensando bem, eu desejo muita felicidade em 2010.. mas um pouco de sofrimento também. Pois é nele que crescemos, que nos conhecemos, conhecemos a outros, e escrevemos nossos melhores textos! =)
    Então, um 2010 de muitos textos lindos.. felizes, tristes.. Mas acima de tudo, reais.
    Smack!

    ResponderExcluir
  6. Éee tudo é relativo, mas que possa ser absoluta a minha frase - Feliz ano novo! Tudo de bom, paz e felicidades; que esse seu espiríto romântico, no sentido literário da palavra se mantenha sempre assim como seu bom humor e boa disposição para sempre compartilhar palavras conosco. - SMACK ! :] E obrigada por todas as conversas que tivemos e sua atenção comigo e com meu blog nesse ano, espero sempre retribuir à altura apesar de ser assim meio desligada do mundo.

    ResponderExcluir
  7. Olha, terminar o ano com comentários de Sayuri e Anala, realmente parece prenúnicio de um 2010 promissor.
    Realmente sou um bem aventurado por poder fazer parte, mesmo de forma infima,da vida dessas duas pessoas.
    Contrariando meu texto, tenho que desejar um 2010 para TODOS como um ano de aprendizado e mudança. Porque se não se pode ser feliz sempre, ao menos temos que aprender com o sofrimento para ficarmos mais fortes para o que virá. E que a sede e a vontade de viver continue em cada um de vocês. Não, não deixem que os SABOTADORES da vida tirem nossa vontade...
    Não parem de acreditar, não parem.
    Até o ano que vem.... E não importa o que tenham feito, sempre, sempre é tempo de lutar pelo que é realmente importante e recomeçar.

    ResponderExcluir
  8. "E o que aconteceria com o mundo se todos fossem felizes?
    E se nunca mais uma lágrimazinha fosse derramada? Definitivamente, um completo CAOS.
    Pensando bem, eu desejo muita felicidade em 2010.. mas um pouco de sofrimento também. Pois é nele que crescemoS...

    what the fuck?... deixe-me ser mais educada, mas sendo honesta... não acho que haja essa necessidade de sofrer para crescermos, essa insistencia de que para sermos felizes precisamos sofrer, da onde surgiu essa idéia insana?, claro, muitas vezez só aprendemos certas lições depois de sofrermos muito, mas isso é mais uma questão de burrice, medo do que necessidade, ainda somos muito ignorantes e não percebemos a quantidade de sofrimento inutil que injetamos nas nossas vidas, e pensamentos como o da citação a cima corroboram essa falsa necessidade de sofrimento... mas quem sabe é porque somos muito católicos, somos culpados desde de o nascimento e temos que sofrer uma vida toda para nos redmir do pecado original, engraçado como a essencia desse pensamento ainda está tão vivo...mas é um pensamento estupido, em essencia, quando vc faz algo errado e percebe isso, todas ações deveriam ser para reparar seu erro simples assim, sem necessidade de sofrer, apenas entender os erros e repara-los, isso seria se responsabilizar pelas suas ações é o mais sensato, mas a normalmente tomamos a atitude mais insana possível, nos martirizamos, sofremos, temos que nos punir,( afinal somos temente a deus e sem o sofrimento não alcançaremos a salvação) quanto a reparar os erros isso vem depois se é que vem ... isso é a nossa culpa de cada dia... pensando bem é infantil não é?... maybe we are just kids in the playground...quem quer se reponsabilizar pelos seus atos?... é mais facil sentir um pouco de culpa durante alguns dias e deixar pra lá, dá trabalho reparar os seus próprios erros... mas é claro que nimguém é um reservatório infinito de culpa, e chega uma momento que o sistema entra em colapso, people breakdown, revolta, histeria, and finalmente depressão, tudo porque já são tantos erros acumulados para serem reparados, que nós nem sabemos por onde começar... e alguns poucos que conseguem reiniciar o progrmas(que porcaria não? analogia de computador ¬¬, mas no momento é isso que me veio a mente XD, e nao estou afim de escrever uma analogia), percebem que mesmo se restabilizando, terão cicatrizes.. depois de ver tantos sofrimentos, lamentãções, é possivel acreditar em happy ands?, não quero ficar cética e não acreditar e mais nada, eu me recuso a acreditar que só existe uma chance e ponto, que se vc perdeu vc está condenado a danação eterna, a vida a todo segundo, começa de novo, isso significa que chances nascem e morrem a todo momento, nós que decidimos quais vamos aproveitar ou não, não há oportunidades perdidas o que existe de fato é a opção de uma chance em detrimento de outra, e talvez seja uma esperança infatil que eu queira manter em mim, but you know what? fuck up, se crescer se significa despedaçar todas as suas esperanças... por outro lado deve existir um amadurecimento dessa esperança, não é possível que todos que "cresceram" perderam a fé, sei lá, mas as vezes eu me pego aterrorizada só de pensar que um dia eu vou ser desacreditada pela realidade dos anos.. eu já me estendi demais, comecei em um assunto e terminei em outro, que confusão... mas para minha sorte o autor do blog deve entenrder minha insanidade, e no momento é tudo que importa ^__^

    ResponderExcluir
  9. Que 2012 seja mais "calmo" né?! hehe

    FELIZ ANO NOVO PARA NÓIS...

    Beijoss

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.