sábado, 19 de dezembro de 2009

É NATAL




Houve um tempo em que as palavras tinham significado. Não que elas tenham perdido sentido, continuam com seu poder, grande poder, força pra construir castelos e destruir Estados. Mas, havia àquelas palavras que só eram proferidas em determinados momentos, momentos quase sagrados. Mas eis aí uma palavra em desuso... Sagrado. Hoje esta palavra é sinônimo de limitado, atrasado ou anacrônico.
‘O essencial é invisível aos olhos’, esta linda frase é só mais uma frase bonita, que entra nos ouvidos, no máximo, rouba-nos um sorriso e se perde no grande mar da retórica ou das consolações inúteis das horas desesperadas. O invisível aos olhos não é mais sentido, quiçá visto. Hoje meu amor é qualquer pessoa que encontramos na esquina, hoje odiamos qualquer um que passe por nós e não diz boa tarde.
A única palavra realmente reinante é o banal. Todas às palavras perderam significados, nos causam meras sensações que duram um segundo, são utilizadas a qualquer momento e cuspidas em qualquer lugar. Toda a palavra que expressa sentimentos está rastejando em algum charco imundo, e quando emerge só pode ser objeto de escarninho desse maravilhoso mundo do pragmático.

É natal e mecanicamente ficamos felizes por uns segundos (ou horas) após a meia-noite para logo esquecermos tudo, inclusive que é natal.

É natal e só se tem na mente que alguém, que não sei bem quem é, diz que eu tenho que dar presentes sorrir muito e não chorar, nem que seja só por hoje.

É natal e o amor, a paz, a esperança, o carinho, a honestidade viraram palavras vazias, desprovidas de sentido, assim como nossas vidas...

É natal, porque é, não porque se acredita em algo, porque não há esperança pra acreditar em algo, porque não há esperança pra acreditar em mais nada.

É natal... E como presente, talvez, uma criança dentro de mim pedisse que as palavras mais uma vez tivessem sentido. Assim o essencial voltava a ser visto apenas nos olhos de alguém que amamos...Ou, no invisível.

By -Adriano Cabral

13 comentários:

  1. Ou damos importância demais às palavras ou de menos. Modificamos o significado de qualquer coisa, sendo conveniente, está bom.
    Somos muito conformistas também.
    E esquecemos o verdadeiro significado do Natal né.. O que é muito triste.

    Eis ai a outra parte do seu presente! :)

    ResponderExcluir
  2. "Houve um tempo em que as palavras tinham significado." Pois é, hoje palavras são apenas palavras, a maioria das pessoas fala e não tem consciência do sentido que as palavras realmente tem ou podem ter.
    Estava lendo um texto que fala sobre o sentido do natal e achei bastante interessante o seguinte trecho: "No entanto é precisamente isto que fazem as pessoas por todas as partes do mundo! Honram um dia no qual Cristo não nasceu, gastando todo dinheiro que conseguem juntar para comprar presentes, para trocar com um e com outro de seus amigos e familiares. O mês de dezembro costuma ser o mês mais pobre para a OBRA DE CRISTO! Todos estão ocupados trocando presentes entre si para lembrarem dele e da sua obra, pelo que parece é que eles têm que se equilibrar pelas dívidas feitas por causa do Natal, assim, raramente retornam ao normal, no apoio de Cristo e sua obra, senão por volta do mês de março!" O texto fala que quando se diz comemorar o nascimento de Cristo, não se gasta com presentes para o aniversariante, mas com todos amigos e familiares etc. No natal, teoricamente, as pessoas comemoram o nascimento de Cristo, mas o que vemos na realidade é uma supervalorização das coisas materiais, pelas quais por sinal, Cristo não fazia a mínima questão. Acho que hoje até o natal perdeu o sentido para muita gente, como diz o texto não há mais esperança para se acreditar em algo.

    ResponderExcluir
  3. O natal se transformou em uma data fria, se paixão alguma. Quando lembro dos tempos de criança, me bate uma nostalgia e a certeza que os tempos antigos não voltarão. É meu amigo, consumismo.
    Abraços.
    P.S - Parabéns pelo aniversário do blogue.

    ResponderExcluir
  4. "É natal, porque é, não porque se acredita em algo"

    Sim, essa frase me tocou. Todos nós já passamos por um natal, no qual só se é presente na famosa "casa da vovó" na ceia de natal, por obrigação.
    Quantas vezes já tive familiares, que brigaram feio dois... três dias antes da ceia. E por entre sorrisos amarelos, fizeram da celebração uma "politicagem". Sim, é natal porque é, o resto deixa de existir naquele momento, por falsidade...

    ResponderExcluir
  5. O que dizer de alguém que escreve sobre amor, morte, padrão de beleza e agora Natal e sempre com excelência?
    Mandei para todos os meus contatos.

    ResponderExcluir
  6. Feliz Natal a todos

    E que todos continuem a ganhar o presente de suas letras. bjos com carinho

    ResponderExcluir
  7. ‘O essencial é invisível aos olhos’
    quantas pessoas nascem e morremm e nao entendem o significado dessa frase

    ResponderExcluir
  8. "Palavras, apenas.. Palavras, pequenas.. Palavras, momentos, palavras ao vento.."

    Mas, não podemos esquecer de que o sentido das palavras não estão na combinação de letras.. E sim, no coração - e não somente na boca - de quem fala.
    E eu, amante do natal, aproveito a oportunidade para te desejar, com todo o sentido, da maneira mais profunda e sincera que existir.. Muita felicidade, muita saúde, muito sucesso, muita paz.. e principalmente: Muito, muito amor! Afinal de contas, viver a vida, sem amor, não é viver!
    Um super smack da sua fã.. =)

    ResponderExcluir
  9. Nossa estava procurando algo assim parece que vc entrou dentro d mim e leu meus pensamentos.
    Eu tenhu que falar esse mundo se tornou endustrializado nqm + sente nada hoje se o casamento ñ vai bem p/ que tentar vamos separar.
    Se uma pessoa cai na rua é mendinga mesmo vestindo um terno.
    Hoje em dia as pessoas te olham mas sera que realmente te vê ngm mas se importa ngm mas ama ngm mas estende a mão.
    Me sinto em um mundo robotizado...

    ResponderExcluir
  10. As palavras perderam o significado porque foram usadas tão levianamente que sua essencia foi apagada, dizer eu te amo não é para ser a coisa mais facil do mundo, porque amar alguem não é facil, GOSTAR de alguem já não é facil que dirá amar... eu gosto de você também não deveria ser facil de se dizer, as vezes penso que quem diz tais frases facilmente, não tem idéia do peso destas palavras em quem as ouve, gostar, amar, é expor a si mesmo para o outro, é deixar bem claro que vc pode me machucar e mesmo assim não recuar... gostar, amar, eu gostaria de acreditar que quem profere tais verbos sem receios e medos, realmente sente o que diz, mas pelo pouco que compreendo da natureza humana me parece impossível se expor de tal forma e não sentir o medo percorrendo seu corpo...

    ResponderExcluir
  11. .... mais uma pérola.... lindo!!! Feliz Natal...vc é inspirativo!!!!

    ResponderExcluir
  12. Realmente linda Mensagem Professor...

    Que a Emoçao do Natal

    Toque o Coraçao de Todos...

    Com Amor e Fraternidade...

    Feliz Natal pra ti meu Mestre chato!!!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  13. Não é a palavra natal, mas o sentimento que não deve existir em apenas um momento, ou em apenas uma noite, e que termina após as 24h. As palavras só têm sentindo e veracidade se praticadas e vividas a cada instante!

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.