domingo, 11 de outubro de 2009

Twitter - O QUE PODE ESTAR POR TRÁS DESSA NOVA "MANIA"



Twitter, na tradução livre do inglês para o português, significa pronunciar uma série de pequenos sons, como um pássaro. É uma das novas "manias" da internet, a princípio uma inocente ferramente de comunicação onde as pessoas podem conversar umas com as outras limitando o papo a 140 caracteres. Lembra um pouco o blog, mas a limitação de números de caracteres diferencia-o bastante dele. Seria o blog dos preguiçosos de ler e escrever? Ou apenas uma versão "dinâmica" do orkut? Lembra muito os velhos bate papos, a exemplo do IRC, só que este não expunha tanto os usuários.
Eu não sei explicar a natureza da ferramenta, mas posso tentar explicar pra que ela exatamente serve. Praticamente todos os meios de comunicação falam do Twiitter, exaltam suas qualidades, apontam sua eficiência, exageram sua importância. Toda hora temos uma notícia falando do Twitter e sempre perguntando ao leitor ou ouvinte: Quando você vai aderir a "nova onda". Mas porque isso? Simples, o Twitter vem se tornando o meio mais barato e eficiente de propaganda das grandes empresas. Até 2008 36 das 100 maiores empresas dos Estados Unidos aderiram. Aqui no brasil "todo mundo" está tentando aproveitar a oportunidade de contato direto com o consumidor de forma barata e eficiente desnaturando sua função pura de ser mais uma rede social.
Pear Analytics instituto de pesquisa norte americano constatou que, não obstante as tentativas dos conglomerados de explorarem o Twitter, 40% do que é enviado na rede é classificada como bobagem, e apenas 8% como de alto valor.
O fato é que o Twitter, na minha opinião, é uma forma de exposição desnecessária da nossa intimidade e do dia a dia ou apenas um grande spam para grandes empresas. Mas o efeito manada continua, e a rede no brasil cresceu cerca de 900%.
Vivemos uma era onde as pessoas estão cada vez mais isoladas ocupadas com seus estudos e trabalhos sem fim e até mesmo grandes amigos resumem seu contato com o próximo através de sms ou Twittando. Selton Mello relatou que entrou em depressão de tanto viajar fazendo filmes, longe da família e de amigos. Provavelmente, se não fosse o testemunho do mesmo, todos só o veriam como uma figura exemplo de sucesso.
Você já aderiu ao Twiitter? Eu respondo por mim, não aderi ainda nem jamais vou aderir. A não ser que tenha algo para vender.

8 comentários:

  1. De fato: ô ferramentazinha deficiente e inútil. Ainda bem que eu nada tenho para vender.

    ResponderExcluir
  2. concordo com você, amigo... eu fiz um twitter essa semana, e estou tentando mexer nele... mas estou vendo que ele só serve como meio de divulgação... eu tenho uma página no Recanto das Letras, e quando posto algo novo, anuncio lá... acho que a função do Twitter virou essa: pura divulgação... pode não ter sido essa a intenção original do criador do serviço, mas enfim...

    ResponderExcluir
  3. Poxa Dri, pegaste pesado! :-(. Mas pra variar você tem toda razão, twitter acaba sendo apenas mais um panfleto de venda, seja de produtos, serviços ou até ... Pessoas né. Sempre certo hein!. Vamos começar a errar também?
    Bjusss te adoro!

    ResponderExcluir
  4. Não concordo em nada com esse texto...

    O Twitter é uma ferramenta de comunicação que exatamente como todo o resto das ferramentas de comunicação depende única e exclusivamente do individuo para enviar e receber informação.
    Você não precisa ler propagandas no twitter e nem se expor, isso só depende de você.

    Existe propaganda na TV, rádio, internet, jornal, na revista...

    Você também pode se expor através de todas elas (principalmente pela internet), mas não precisa.

    ResponderExcluir
  5. Twitter dominou.
    Isso é um fato real, ao contrário do Orkut, o Twitter pode ser divulgado em TV aberta e sem restrições, talvez por isso essa febre.
    Mas nada que o tempo não dê um jeito...

    Espero que o povo veja que aquilo não passa de um diário virtual fútil e mal-feito

    ResponderExcluir
  6. axo que tanto orkut quanto o twitter serve para divulgação. Isso tudo irá depender das pessoas que os utilizam. Se é necessário ou não, ira depender da necessidade de cada um....

    ResponderExcluir
  7. Bom acho q o twiter esta virando uma febre porém ninguem sabe o pq mas.. creio q seja uma ferramenta de e-commerce.

    ResponderExcluir
  8. Twitter serve para:

    1)Ler e escrever coisas como: 'Acabei minha aula', 'hoje estou meio deprê', 'a minha professora é um saco'. - É uma tristeza, isso sim. Deve ser uma espécie de alívio da monotonia de suas vidas...

    2)Divulgação de empresas - E aí incluo desde a Coca-Cola até a revista Carta Capital.
    Tá, lá vem os fiéis crentes no livre-arbítrio dizerem que você escolhe quem seguir... Para garantir que você veja a propaganda eles criaram o Trend Topics - os temas da moda. Periodicamente, alguma grande empresa simplesmente paga por uma promoção nos Trend Topics e lá vai você e seu livre-arbítrio pelo ralo, assim como os milhões de tweets diários...

    3)Conversar com os conhecidos/amigos menos ainda que no messenger. - Sim, a conversa com os amigos se resume a um reply aqui, acolá, agora. É um enganar-se e é uma fuga do desafio que é viver. Tá, existem os bichos-fodões, que se garantem e tal. Eu não sou uma dessas.

    Super-amigos na internet. Olhares frios e ois tímidos no meio da rua. Tsc, tsc, tsc...

    4)Perder tempo. - Diferentemente de um orkut ou um blog ou um e-mail, em que, se os usuários forem uma vez ao dia, será suficiente para acompanharem a vida alheia e postarem alguma da sua própria, no twitter, dado o pequeno número de caracteres e a possibilidade de seguir milhões de pessoas(famosos, inclusive), pode-se facilmente passar o dia inteiro acompanhando - sempre há alguma informação inútil de 140 caracteres para ser vista. É um vício mesmo. Tenho conhecidos que, no meio da aula, postam pelo celular: 'Estou na aula de endócrino. Tomara que termine logo'.

    Posso ouvir o som das sinapses sendo destruídas por falta de uso. Eu vivo numa geração caduca.

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.