domingo, 21 de fevereiro de 2010

POR UMA VIDA MENOS ORDINÁRIA


Diz a lenda que os pescadores não sonham: vão sem medo ao encontro do mar, sem medo de sua imensidão. Sonhos são imagens que se apresentam ao homem durante seus sonos. Nesse momento de fragilidade, o sonho parece grande demais, tal qual o mar. Assim, cai-se na eterna repetição de deparar com o infinito e voltar-se para o vazio. Parece que somos todos iguais. Enfim, acho que somos...

A coragem! O que dizer dela? A ousadia talvez a simbolize, mas os ousados caem no triste constrangimento de serem chamados de loucos, insanos, inconseqüentes... Talvez a loucura falte aos iguais, talvez isso os diferencie. É provável que isso os faça mergulhar no infinito trazendo a coragem de devassar o inexplorado dentro de si mesmo, que é onde há o mais interessante segredo do mundo: descobrir os vários "eus" dentro de si, numa longa viagem. Muitos passam a vida inteira e não se descobrem, permanecendo simples robôs, guiados pela massa informe. É verdade que muitos têm um pudor demasiado que os impede de ter o mínimo de fidelidade a si, é fato também que muitos têm a ciência que vivem a eliminar a si mesmos, mas se escondem. Verdade mesmo é que quase todos caem na insossa repetição...
Sabe o que eu acho dos "loucos"? São os verdadeiros, são os poucos que se descobrem mais completamente ou, pelo menos, tentam sempre. São os que assumem sua postura "imoral" e não se envergonham de ser quem são. São aqueles nos quais as idéias correspondem aos fatos, são aqueles em que mostram a língua para a hipocrisia. São raros.
Só um "louco" se entrega, se dá, e como já dizia o grande poeta, “a vida só se dá, pra quem se deu”. Dizem que a maioria dos sonhos é impossível, afinal, são imagens ideais... Discorde, pois se não fosse por eles, pelos sonhos, as verdades não seriam concretas, as grandes conquistas não se realizariam. Claro que é preciso algo mais que sonhar, é preciso agir, fazer, mas o sonho é o principio fundamental das realizações, é por eles que o mundo se move, é por eles que ainda existe solidariedade, e é por eles que os que ainda se sabem vivos vivem...
Apesar dos dias banais, das horas em que falta fôlego, às vezes pode ser bom transformar-se num pescador, não pela ausência de sonhos, mas pela coragem, pela deliciosa e sequiosa sedução que os envolve, impulsiona e desafia. Seduza a vida! Se deixe seduzir... Essa sugestiva palavra pode corresponder a desonrar, enganar, encantar e fascinar, mas vale a pena sentir. Sinta a maravilha de ser um (a) sedutor (a): encare o grande mar com toda a fúria de uma maré alta.

By- Escrava Do Medo (revisado por Jayane & Adriano)

7 comentários:

  1. E lá estava eu olhando meus backups antigos e deparei-me com este texto. A princípio pensei tratar-se de um texto meu, até porque, pra quem me conhece, é um tema constante meu a exploração dos "vários eus" que podemos ser nesta triste, curta e incrível viagem ou seria sonho delirante chamado vida.
    Depois de consulta especializada, resolvi publicar. Espero que gostem

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom.

    O ser "diferente" tem sido objeto de culto e pode até parecer clichê as partes que se referem à busca pela libertação das amarras mentais de nossa sociedade. No entanto,acho que a autora aumentou isso.O texto é de uma pureza enorme, daquelas combatentes e verdadeiras. Deveríamos nos permitir pelo menos alguns momentos de "loucura", alguns momentos humanos de verdade...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse texto é incrível. Um dos poucos textos que me fizeram viajar do inicio ao fim. Esquecer dos meus problemas e pensar somente na temática. Foi como adentrar no mar... Realmente queria conhecer a autora pra poder parabeniza-la pessoalmente, mas como eu sei que não é possível, deixo os parabéns por aqui mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Adriano pelo texto!! Pela multiplicidade de suas palavras!! O ser humano é complexo,assim como o mar e seus mistérios...quem poderá entender tal complexidade? Nem mesmo os pesacadores com toda sua ousadia, impulso e coragem conseguem decifrar os encantos que há no infinito mar...assim é a vida cheia de mistérios e encantos. Que é a vida se não fossem os sonhos?
    Viver é um desafio alucinante...é maravilhar-se com o novo, é deixar ser seduzido, é seduzir a si mesmo a cada dia, é não ter medo de errar, é simplesmente VIVER!!!.A vida é bela tal qual o mar. Hérvila Pirauá.

    ResponderExcluir
  5. Ah,muito dizem isso, não viva uma vida comum,ouse sonhar e acreditar, acho que comecei a fazer isso, ah mas não o merito não é seu, é meu só meu ahahahaha... vc me encontrou num momento em que eu realmente me dispus a tal façanha, engraçado que pouco antes de começar a falar com vc eu pensava, " so you know what? I will go agaisnt all the odds, this time lets take the pat less travel for me", traduzindo: quer saber? eu vou contra todas as chances, desta vez vamos ir pelo estrada menos trilhada por mim... ps: ja que vc não entra eu tenho que "conversar" com seu blog...

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de postar esse texto em meu blog e indicar o Só Pensando. Com sua autorização, é claro.
    Se puder faça uma visitinha...

    um grande abraço...

    ResponderExcluir
  7. Grato pelas gentis palavras Emerson. A idéia de um espaço como este é sem dúvida compartilha, portanto, você esta autorizado a publicar o texto no seu blog. Grande abraço!

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.