domingo, 5 de abril de 2009

A VOCAÇÃO


A VOCAÇÃO


Você tem que arrumar logo namorado pra casar minha filha! Ô rapaz, já num ta bom de casar não? Meu sonho é casar e ser feliz para sempre...
Estas e tantas outras frases são coisas comuns do dia a dia de qualquer cidade deste país onde o casamento continua ser norte e fim da maioria da população. Casamento é um ato natural de qualquer adulto, uma obrigação social, uma opção ou uma... Vocação?
De cada dez casamentos apenas cinco chegarão aos cinco anos e somente dois chegarão aos dez anos. Já ouvi muitos tentarem encontrar a razão da debilidade das relações matrimoniais. Boa parte dessas teorias surgem da premissa que a entrada da mulher no mercado do trabalho tornou-a independente, logo, menos disposta a suportar as “agruras” de um mal parceiro. Sem dúvida a emancipação da mulher contribuiu bastante para o aumento da quantidade dos divórcios, contudo creio que há outros aspectos não tão debatidos, mas que fatalmente levam uma relação, no seu nascedouro, ao fracasso.
Um desses aspectos é que boa parte dos casais buscam no casamento uma delirante idéia de felicidade e prazer, como se diz, a realização de um sonho, ou ainda, pensam que o casamento pode “melhorar” a relação. Ora, duplo engano. Já diz o velho bruxo “O casamento é arte de aturar um ao outro”, portanto, está bem longe de ser um sonho. São dois indivíduos, dois universos que de repente se vêem obrigados a dividir intimamente tudo, e naturalmente esta partilha constante leva fatalmente a conflitos. O casamento não vai melhorar nenhuma relação amorosa, ao contrário, é bem provável que a torne mais difícil, principalmente nos primeiros anos de adaptação.
Mas afinal nunca devemos casar? Eu não sei a resposta, mas achei muito interessante a resposta de uma amiga. Ela me segredou que jamais casaria, não era medo, nem falta de esperança, ela justificava-se dizendo que simplesmente não tinha vocação para isso, sim, vocação. Ela continuou defendendo a tese de que para casar a pessoa deveria ter disposição para abrir mão da individualidade financeira, moral, sentimental e até mesmo espiritual. Acrescentou que ainda eventualmente teria que suportar infidelidades do futuro marido e pior, perder de vez a liberdade cuidando dos parasitas piores da terra: os filhos. Portanto, ela não tinha vocação para casar, por isso nem mesmo namorava, dizia que talvez virasse freira ou se dedicasse exclusivamente há algo útil para o mundo, mas não perderia tempo para exercer uma “atividade” a qual ela não esta vocacionada. Por isso há tantos divórcios, concluiu esta amiga.
Eu não sei se ela tem razão, mas achei bastante interessante a tese dela. Mas uma coisa concordo, os casamentos só durarão mais se, além dos sonhos, eles tenham também uma boa dose de realidade. O amor e o casamento não foram feitos para covardes, fracos tão somente...Sonhadores.
O casamento não é o fim, não é a conquista do prêmio e sim o início da luta. Uma luta que tem que ser diária para manter o que é bom e evitar que as agruras naturais do dia a dia se tornem problemas tão grandes ao ponto de minar tudo que foi construído com tanto sacrifício.
Com a cabeça nas nuvens e os pés no chão há sim possibilidades de viverem felizes para...felizes até o fim. Rs

By Adriano Cabral

5 comentários:

  1. Texto bem racional e interessante. Não é comum as pessoas falarem de amor de forma sensata. O sonho esta presente mas sem os pés no chão a perdição é quase que uma certeza.
    Se alguém não esta disposto a dividir e abdicar de parte de sua individualidade, não tem nenhuma vocação para casamento.

    Ao contrário do ideal romântico, casamento e individualismo não combinam.
    Parabéns! adorei o blog serei seguidora

    ResponderExcluir
  2. Grato pelas gentis palavras! E espero realmente que você tire algo de útil do blog e contibua com suas idéias.

    ResponderExcluir
  3. Não são gentilezas, é a mais pura verdade!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Hummm...partindo de uma análise absolutamente teórica, com baseamentos que vão de Jung à vodka que dividi sábado passado com 3 amigas, aí vão minhas observações.
    Ninguém tem vocação para o casamento. Pelo menos, não para o casamento que nos é apresentado desde a infância: abdicação, devocação, exclusividade, paixão eterna. (O ser humano tem vocação pra isso? Capaz...).
    Se as mulheres aproveitaram o Século xx para escapar desse modelo, os homens também não ficaram para trás. Estamos todos fugindo, para o bem ou para o mal.
    Por outro lado, é impressionante como todos querem casar. Estamos todos fugindo, no mesmo ritmo que mantemos o ideal de que, mais cedo ou mais tarde, chegará o nosso casamento e que "dessa vez, será diferente". A princesa e o príncipe encantados, por mais que estejam passando por uma fase de grande rejeição, são sempre os mais aguardados da festa. Entram pela porta dos fundos e comem o melhor do 'buffet'.
    Ainda quem escolhe, racionalmente, por manter-se solteiro, sofre com o (auto)julgamento por "viver de forma incompleta". Passa como um frustrado.
    Se nunca devemos casar? Sei não. Só acredito que dificilmente alguém conseguiria escapar ileso por um arquétipo tão pesado.

    ResponderExcluir
  5. Ô fato social desgraçado. No começo, era apenas uma formar de unir poderes, politicamente falando. A filha de tal CHEFE ia se casar com o filho de tal CHEFE, para fins de interesses apenas. Depois o Romantismo abraçou e temos isso hoje em dia.

    Viva! A afinidade.

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.