segunda-feira, 25 de maio de 2009

Me Dá Um Biscoito

















        
      Aílton estava sentado num banco de praça. Era alta noite, ou alta madrugada. Uma hora onde quase todos dormiam, exceto os bêbados, boêmios e os poucos trabalhadores noturnos. A paisagem era belíssima, mas parecia que os olhos do rapaz de belo nada via. Sua face nem de tristeza era. Era o total desalento. Uma espécie de cansaço. Tão somente a falta de razão para viver era o que exprimia aquele olhar. Ele pegou dentro da bolsa de couro um pacote de biscoito recheado Pilar, abriu, e, ao sentir o aroma achocolatado, veio uma invencível necessidade de chorar.
Quão pequeno é o ser humano. Contudo, os grandes autores só falam de grandiosos homens e grandes feitos. Mesmo quando são aparentemente fracos, eles têm consigo fatos maravilhosos ou ações espetaculares atrás de si, ou ao menos, uma certa magia. No entanto, o ser humano no mundo real é tão pequeno tão enraizado no soturno mundo do anonimato. E é até cômico como pequenas coisas sem poesia e sem graça, evocam nos homens pequenos as lembranças do que para ele foram grandes recordações, que se referiam a momentos cruciais de suas vidas. Um par de meias, uma escova de dente, uma mera bijuteria, uma estação de metrô, uma música popular, uma letra, uma corujinha, um pacote de biscoito recheado. Quaisquer dessas coisas são comuns, entretanto pode representar um mundo para uma pessoa, uma porta para magia ou para o pesadelo. Mas que só uma ou duas pessoas são capazes de ver e entender.
E ao sentir aquele aroma tão comum para tantos, mas tão especial para ele, sua mente vôo através do nada e conseguiu o impossível, voltou no tempo...
E lá estava ele irritado como sempre. Um reclamão. Também, pudera, chegar aos vinte anos e nunca ter tido nenhum contato com mulher, nem um beijo, nem um pobre e miserável beijo. Chances, já tivera, mas não beijaria qualquer uma. Tinha que ser o seu grande amor. Entretanto, como nenhuma mulher parecia disposta a passar pela fase de testes até chegar a ter a "honra" de dar-lhe o primeiro beijo, permanecia sozinho. Mais irritado ainda estava ele naquele dia, pois o homem da lanchonete da faculdade dissera que não havia biscoito recheado São Luiz, o seu predileto. Mas como ele estava com desejo imenso, incontrolável de comer biscoito, ele se contentou com o sem graça do Pilar.
Ao chegar ao pátio da faculdade, sentou num canto sozinho para comer em paz. Antes mesmo de pôr o primeiro biscoito na boca, sentiu um perfume que o paralisou para logo seguida sentir que alguém estava ao seu lado. Uma voz suave fez um pedido sem cerimônias acompanhado de um lindo sorriso:
— Me dá um biscoito!
Disse a desconhecida estendendo a mão. Aílton não sabia o que dizer nem o que fazer. Seu primeiro impulso fora enxotá-la. Oras, jamais havia visto aquela criatura inoportuna e sem vergonha. Mas como recusar aquele pedido, aquele olhar? Cedeu. Ela recebeu fazendo muitos agradecimentos, dizendo que amava aquele biscoito Pilar, ninguém gostava, né? Mas ela amava, afinal era um produto da terra. Enquanto agradecia, olhou nosso rapaz bem na alma e de repente estacou. Ele ficou espantado de como aquela menina, era tão bela e ao mesmo tempo tão estranha. Ficou paralisado sob o olhar perscrutador daquela criatura que invadiu a sua vida sem aviso e já o dominava naquele instante.

— Lindo os seus olhos sabia? Tanto sentimento... Seja lá quem for a sua namorada deve ser uma garota de sorte. Que lindo par de olhos castanhos estes os seus. Tanta ternura...
E os olhos dela se enterneceram. Foi quando neste momento ele percebera que estava diante de duas lindas e brilhantes luzes azuis. Tão azuis que obscurecia o próprio céu com seu azul de infinita beleza. Estava completamente perdido naquele olhar. Já não tinha mais noção do que fazia. Por vários momentos pensou que ela estava tentando fazê-lo de bobo. Que fizesse, pensou ele, aceitava, desta vez, pela primeira e única vez na sua vida aceitaria ser um bobo. Valia tudo, para contemplar, tão perto, nem que tão somente naquele instante único, aquele olhar.
— Sabia que você é lindo!
Ao escutar isso, nosso tímido rapaz ficou literalmente de boca aberta. Não podia acreditar no que estava vendo e escutando. Só podia mesmo ser um sonho. Antes que ele pudesse falar qualquer coisa, ela puxou-o para si e beijou-o. Tão perdido estava Aílton que nem conseguia responder ao beijo a princípio. Afinal era o seu primeiro beijo. Um beijo que ele esperava ser executado com todo o planejamento e cautela. Agora não queria deixar aquele beijo inesperado. Tomando ar... Enquanto ela perguntou tranqüila:
— Você tem namorada?
Mas o pobre rapaz ainda estava tomando ar, quando ele estava já reunindo fôlego para responder, ela o agarrou de novo e antes de beijá-lo novamente disse:
— Ah! Não importa.
E partir daquele dia eles se encontravam todos os dias. Passavam todas as tardes após a faculdade na praça 13 de maio, aquela mesma perto da Faculdade de Direito do Recife. Ambos estudavam lá. Midiam tinha dezoito anos de pura energia e alegria. Ficavam horas e horas atracados sob a grama, deitados, se sugando no meio parque...
Ás vezes emendavam o dia e a noite. Caminhando como loucos, ainda vestidos com as roupas graves da faculdade, na beira da praia de Boa Viagem. Cada vez que se despediam era uma dor, uma vontade de chorar. Parecia que era a última vez. Uma verdadeira despedida. Ao chegarem em suas respectivas casas, se telefonavam e ficavam a conversar até o sono chegar.
Com sete dias de namoro. Midiam o levou para um porão desconhecido pela a maioria dos estudantes da faculdade onde ficava os velhos móveis do ilustre orador baiano Rui Barbosa. E lá ela pediu para que Aílton a possuísse. Devo-lhes confessar que ele ficou pasmo. Duvidando até da virtude dela. Mas a vontade era maior que a moral. E ele a despiu, deitou-a em cima do velho birô de Rui Barbosa e adentrou em sua Midiam. Para o sua surpresa ainda era imaculada. E encontrou o céu. Um.
Desde então se amavam todos os dias nos lugares mais inusitados. Como ser mais feliz? Perguntava para si mesmo. Midiam tinha todos os requisitos que um dia sonhara. Cheia de energia, inteligente, poética, livre, livre, livre e linda, linda até demais pro seu gosto.
Três meses se passaram. E ela apareceu de repente com um par de anéis. Ela declarou que era sua noiva. E acrescentou que ele fatalmente seria seu marido. Aílton vivia embriagado com tanta ventura. Parar para pensar? Porque, se era feliz?
Certo dia ele perguntou:
— De onde vieste? De que céu fugiste minha anja? Que bem fiz eu para te ter? Será que de repente não irás embora tal qual chegaste?
Ela respondeu plácida:
— O anjo aqui é você meu amor. A sortuda aqui sou eu. Eu quem te agradeço por teres deixado eu entrar na tua vida, e tudo que faço só tem um motivo, te amo e é esse amor que me move e me faz realizar essas doces "loucuras". Quanto ao fato de ir embora, te juro, que só te deixarei quando a morte me levar. E te peço, que quando isto acontecer, não sofras. Apenas no dia em que a saudade e a dor forem insuportáveis, venha para esta praça na madrugada, pegue um pacote de biscoitos e coma em nosso tributo, e se uma lágrima irrequieta quiser ferir os teus olhos, contemplas a grama, estas árvores e este céu, e lembra das tardes que passamos aqui, de tanta felicidade e amor. E eu tenho certeza que a treva da morte se fará luz com esta lembrança, pois neste momento, eu estarei aqui contigo, pegando na tua mão, a comer estes biscoitos de chocolates. E não haverão mais lágrimas apenas a certeza da felicidade eterna e do reencontro.
Estas últimas palavras à menina proferiu sempre com um sorriso, mas ao mesmo tempo com a voz embargada de dor. Ele implorou para que ela não falasse assim. Pois ele sabia que a terrível sombra da morte teria que muito esperar até tomá-la deste mundo. Que ela ainda era tão jovem.
Ao completar exatamente quatro meses de namoro. Aílton ainda estava em sono profundo quando com um salto acordou ao escutar o telefone que gritava desvairadamente, correu para sala com o intuito de atendê-lo. Do outro lado da linha ele escutou gritos lancinantes. Gritos que comoveriam até as frias rochas marinhas. Um clamor de dor insuportável. Era sua Midiam. Clamava o socorro de seu amado. Aílton me ajuda, eu não quero morrer, não quero morrer, Ai! Não me deixa, não me deixa!
Todo este horror durou menos de um minuto, de repente o telefone emudeceu. Ele correu desesperado para casa de sua amada. Era tarde demais. Naquele momento em que falava com Aílton, Midiam deixou o mundo dos vivos. Morreu de aneurisma cerebral. Ninguém da família conseguia entender. Jamais a Mi ficava doente. Nunca imaginariam isso.
Nada fazia sentido. E quem disse que á morte faz sentido? Alguns dias mais tarde após o sepultamento, os pais de Midiam entregaram um envelope pardo para Ailton. Eram várias cartas que Midiam escrevera para ele, como se ela já antevisse seu destino. Eram palavras de consolo e de onde ela falava de seu grande amor por ele. E nessas cartas, foi que ele descobriu que ela já o conhecia há mais de quatro anos. Que ela estudara todo colegial no mesmo colégio que ele e o observava desde então, que na hora do recreio ia furtivamente para sala dele e lá lia os cadernos de Aílton, neles estava uma espécie de diário improvisado, onde ele escrevia suas poesias, falava das suas dores e seus sonhos, falava de sua solidão. De como o amou muito antes de falar com ele, e senti-lo. E as cartas póstumas revelavam também de como ela detestava biscoitos Pilar...
Aílton estava lá sentado na madrugada fria, a comer biscoitos. Após mais de um ano da morte de Midiam era o mesmo ritual, sempre que podia estava ali. Buscando naquela solidão a presença dela, e nada. Todo aquele ambiente bucólico lhe era funesto. Todas as folhas estavam mortas, cada estrela no céu era uma lágrima, o vento levava tudo que era bom com sua música de lamento.
E quando ele contemplou o nada já sem esperanças, a lembrança veio viva e cheia de dor. E não foi possível acalmar as lágrimas irrequietas que banharam a praça como um rio de águas salgadas. Atordoado e desesperado, ele sentiu de novo aquele perfume que um dia mudou sua vida. Olhou para o seu lado, e lá estava ela como prometido, com o mesmo sorriso. Ele queria dizer-lhe tanta coisa, perguntar-lhe tanta coisa... Mas antes dele proferir qualquer palavra ela perguntou:

— Me dá um biscoito.

15 comentários:

  1. Estou cada dia mais impressionada como esse escritor é capaz de imaginar, sonhar, criar coisas tão lindas e que mexem tão profundamente dentro de nossa alma. Adoraria conhecer alguém assim para poder conversar horas e horas e horas...
    Lindo, foi difícil conter as lágrimas! É realmente preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã! Não temos todo tempo do mundo para achar nem tampouco para curtir a pessoa amada. São coisas assim que fazem alguns momentos de nossas vidas eternos. Lindo lindo lindo! amei!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você voltou a postar textos românticos. É realmente muito demais te ler. Não sei se captei bem a mensagem, mas tenho a mesma que Luciana: O texto fala de como não podemos perder tempo e temos que viver o máximo possível o que temos com a pessoa que amamos, até porque, não temos todo tempo do mundo. Não é só a morte que separa, mas também a vida, e ás vezes nós queremos voltar e simplesmente não dá mais.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Belo Texto! Como é o propósito do blogueiro, nos faz refletir sobre as relações humanas, sobre a vida... Todo mundo aprende que se deve aproveitar a vida antes que ela acabe, muita gente até usa dessa desculpa pra justificar as bobagens que anda fazendo por aí, mesmo que em nenhum minuto tenha parado para refletir o que seria aproveitar a vida de fato.
    No mundo real Midiam e Aílton provavelmente seriam os exagerados, aquele namoro intenso que vai acabar já, já... Midiam a tarada que segurou o menino bobinho através de sexo, e Aílton o pateta que está de quatro pela primeira namorada, que ousada como é, vai fazê-lo de bolinha.
    Aproveitar a vida requer coragem e muita, muita personalidade!!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de "acordar" e ler esse corajoso comentário do "anonimo" adoraria saber quem é essa pessoa. Identifique-se através de outro comentário e se quiser posso manter seu anonimato.
    Gente, esses três comentários me dão a certeza que as coisas que escrevo não são totalmente inúteis e em vão.
    Muito obrigado pela gentileza de vocês.

    ResponderExcluir
  5. "Todo mundo aprende que se deve aproveitar a vida antes que ela acabe, muita gente até usa dessa desculpa pra justificar as bobagens que anda fazendo por aí, mesmo que em nenhum minuto tenha parado para refletir o que seria aproveitar a vida de fato."
    Isto deveria estar um POSTER bem grande colado em todas as casas do planeta. Muita gente confude aproveitar a vida com perder tempo com tolices, se maltratando, maltratando outrem e na verdade até deixando realmente de viver o que se tem para viver. Perfeito.

    ResponderExcluir
  6. Mas é claro que seus textos não são inúteis, e como o "anônimo" acima bem colocou eles nos levam a refletir sobre as relações humanas e a vida.
    Há pessoas que passam por nossas vidas e deixam marcas, pessoas das quais sabemos que nunca esqueceremos. Bom seria se soubessemos o real valor que estas pessoas apresentam para nós em tempo hábil, afim de aproveitarmos cada momento, entretanto nem sempre é assim que acontece, algumas vezes só percebemos mesmo que determinada pessoa é importante quando a perdemos e muitas vezes não existe mais tempo nem oportunidade para voltar atrás.

    ResponderExcluir
  7. Comentando o último anônimo, eu o "anônimo" (com aspas), quero dizer que se as pessoas/relações viessem com plaquinhas de "MEGULHE FUNDO" e "NÃO VALE A PENA" seria fácil valorizar ou não àqueles com que nos relacionaríamos. O fato é que, no mundo real, como no texto, o valor e a dedicação que damos a alguém se baseia no indefinido e na coragem que temos p/ mergulhar fundo e agüentar as dificuldades que com certeza virão. Ao contrário do texto, na maioria das vezes a mocinha não morre, o tempo passa e as dificuldades aparecem.... como aparecem os “conselheiros-amigos”, as novas aventuras e as cobranças sociais, as dúvidas.Volto a repetir, dizer que temos que “valorizar em tempo hábil”, que “o tempo passa” é fácil demais, é até bonito, dá-se a impressão que todos aqui de fato entendem e vivem o que escrevem. Mas na real, vocês vivem a intensidade do que pregam?! Se a resposta for sim... Admirável!!

    ResponderExcluir
  8. Interessante seu ponto de vista "anônimo" (eu até acho que te conheço, o convite para se identificar ainda permanece e garantindo-se o sigilo)
    Realmente no mundo real não é fácil saber quando se "deve" mergulhar fundo, mas quem disse que as coisas muito boas são fáceis? Não há como "saber", no máximo há como SENTIR. Não estamos exatamente no mundo da "pura racionalidade" o sentimento muitas vezes é mais inteligente que a razão nesses casos. Ao racionalizar BEM, duvido que uma pessoa sensata ousasse começar qualquer relação amorosa, quanto mais uma com tantas "dificuldades".
    Se a mocinha não morre e dá bola para os "conselheiros amigos" ou resolve viver "novas aventuras" quando ela já viveu a "maior de todas as aventuras" que é amar e ser amada, ou ela é doida ou é muito burra ou simplesmente temendo o fim causa logo o fim.
    Eu não posso falar por todos que postaram aqui, mas falo por mim eu vivo e vivi com toda a intensidade que preguei e prego. E me ORGULHO disso, mesmo não raro pagando um preço caríssimo.
    E sigo seguirei em frente.

    ResponderExcluir
  9. Belo texto. Talvez pareça um tanto quanto "utópico" para os racionais dos nossos dias.. Mas, com certeza a vida se torna mais bela quando aprendemos como aproveitá-la. Lembrando que aproveitar a vida é se deixar livre para vivê-la. Lembrando: liberdade não é fazer tudo aquilo que se tem vontade, na hora que se quer. É fazer aquilo que se quer, com responsabilidade, aproveitando ao máximo, sem interferir na liberdade alheia. É aceitar correr riscos. Se a plaquinha diria "Mergulhe fundo" ou "Vale a pena", não sabemos e nunca vamos saber se não tentarmos. E, como problema sem solução é problema resolvido, não precisamos nos preocupar.. Basta viver o hoje.. e se no futuro der errado, acredite: Será melhor do que o arrependimento de nunca se ter tentado.

    ResponderExcluir
  10. Eu tou em dúvida se gosto mais dos textos ou de ler os comentários tão instigantes que andam fazendo , principalmente os de Sayuri que deixam qualquer uma sem resposta.
    Quero mais textinhos! Já estou com saudades!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com todo mundo, mas uma coisa que um dos anônimos levantou: "Quem realmente vive o que prega?" O Blogueiro disse que sim, vive, mas será? até agora ele não provou nada, muito pelo contrário.rs
    Eu tenho 27 anos e lamento dizer:nunca vivi uma grande história de amor. Não tive essa sorte mesmo ja tendo tido tantas relações amorosas, mesmo que, muitas vezes eu tenha achado que sim, tudo não passava de uma bolha no ar. Enfim, coragem e sorte para amar não é pra todo mundo

    ResponderExcluir
  12. Devemos sim viver cada instante intensamente, amar intensamente, explorar o melhor de nós mesmos e dos outros. Na transitoriedade da vida devemos manter o nosso foco naquilo que é mais importante, sem temer os percalços comuns de todos..

    ResponderExcluir
  13. É REALMENTE UMA LINDA HISTORIA DE AMOR
    EU QUASE CHOREI COM A LEVEZA E A BELEZA DA HISTORIA.
    QUEM DIRIA QUE UM INSIGNIFICANTE BISCOITO FOSSE UMA ESPÉCIE DE CUPIDO
    TA DE PARABÉNS!
    ESPERO QUE ESCREVA MAIS E NOS EMOCIONE MAIS!

    ResponderExcluir
  14. Thayna, grato pelas palavras fique realmente satisfeito em saber que voce curtiu tanto o texto. Como você deve ter notado, continuei a escrever, já vão mais de 80 posts e sempre vou apreciar seus compentários aqui.
    grande beijo

    ResponderExcluir
  15. Realemente é linda a história!!! Parabéns!!! Belo Dom!!! Patrícia

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.