sábado, 5 de setembro de 2009

AMAR NOVAMENTE



Descobri que sou capaz de amar novamente.
Foi na madrugada enquanto dormia desperto, tive a necessidade de abrir os olhos para contemplar a escuridão do meu quarto.

Descobri que sou capaz de amar novamente porque um dia, somente um dia, deixei de acreditar no amor. Porque, tolo, achei que ele havia me feito sofrer, mas ao acordar naquela madrugada, percebi que jamais se sofre por amor, e sim por falta dele e por causa de ilusões, estas sim, são frágeis e nos tornam fracos, no entanto, estão fadadas a desaparecer.
Naquele instante saltei da cama e saí literalmente cego a andar pelos corredores até chegar ao quarto contíguo e sem acender a luz, encontrei meu violão.

Descobri que sou capaz de amar novamente quando eu retornei ao meu quarto e na mesma escuridão, entoei uma música, estava de olhos cerrados. A canção falava de esperança, de um sol que quase sempre nasce, de lutar mesmo quando tudo parece perdido. Outra canção falava de sonhos perdidos, quimeras vazias, mas que para mim foram tão reais que pareciam preencher um certo vazio que até então acompanhava meu coração. Não sei se algum vizinho acordou irritado com a canção, só sei que apenas as vozes minha e do meu violão imperavam na treva brilhante.
Descobri que sou capaz de amar novamente, quando no meio da penumbra, embalado pela música, recordei todos os meus entes queridos de ontem, hoje e até do amanhã. Foram tantos os rostos, amigos, parentes, paixões e amores, e cada face que me fizeram viver tantas e diversas sensações desde da ventura até o desespero, no entanto ao final, não pude deixar de ver em cada um deles um sorriso e o perdão.


Descobri que sou capaz de amar novamente quando vi na treva tudo desaparecer em silêncio, e ao sentir a iminência do fim, derramei lágrimas que lavaram todo meu orgulho e insensatez, toda minha inveja e minha ira, naquele exato momento voltei a ser criança.

Descobri que sou capaz de amar novamente quando ao findar a música, escutei aplausos, assovios e vivas que ecoaram no silêncio da noite. Quando mesmo na penumbra pude saber que lá estava alguém que merece ser amada. Alguém que nem sonha o quanto eu lutarei para vê-la feliz e sentir o seu repousante abraço mas fatalmente hei de conhecer.

Descobri que sou capaz de amar novamente, porque mesmo já tendo trilhado o caminho errado, ainda tenho coragem para amar e ser amado. Porque faço parte da raça humana que ainda tem  força para sonhar e ver a incrível riqueza deste invisível que tão poucos realmente vêem e vivem.

Descobri que sou capaz de amar novamente, quando tive a certeza que ainda posso pular de olhos fechados, e, sem medo... voar.

by Adriano Cabral

11 comentários:

  1. Que gostoso ter você de volta falando de coisas que só você sabe falar e agora com alegria e animação.
    Texto lindo, você é uma pessoa iluminada continue a irradiar essa luz pra gente.
    beijos
    nao suma mais.

    ResponderExcluir
  2. O que mais eu tenho a dizer?
    A Paula me roubou as palavras!

    O texto ficou maravilhoso e não se podia esperar outra coisa de você, que sempre demostrou tamanha sensatez nos textos que escreve!

    Parabéns por mais essa obra, Adriano!!

    ResponderExcluir
  3. Amor bom de "se ler"... sinto-o certo, lucido, revivendo, nao, renascendo o seu ser mais bonito - o desse poeta - quem unicamente consegue, ao longo das linhas, transformar essa leitura de Amor em musica ao "som" do seu violao.
    Quero amar novamente...e ser amada novamente.=)
    Meus aplausos e o mais terno abraco,
    Karina.

    ResponderExcluir
  4. "Amar é um fogo que arde, que vai indo embora como uma brisa e não sopra mais. Amar, ama-se mais de uma vez" ... é, também estou tentando ver as coisas de um modo mais maduro, quem sabe assim encontro o meu "segundo amor", mas confesso que até hoje posso discordar dessa teoria. Beijão Adri, te adoro ;*

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS pelo texto!
    Realmente, de volta com um belo texto e com um fundo de ânimo e esperança.
    AMOR - maravilhoso dom com o qual Deus nos agraciou. Por que Ele não permitiria a alguém que vive o amor com tanta intensidade, que se entrega totalmente, revivê-lo uma outra vez, tendo em vista desilusões e encatamentos anteriores? Como o texto fala, "mesmo já tendo trilhado o caminho errado, ainda tenho coragem para amar e ser amado", se há realmente esta coragem, a melhor de todas as coisas é entregar-se novamente a este tão discutido, mas ao mesmo tempo tão raro sentimento.
    Bom mesmo é saber que podemos pular de olhos fechados e que ao nosso lado tem alguém pra segurar nossa mão, com a finalidade de iniciar um vôo juntos. Acredito que Deus tem reservado uma pessoa especial para cada um de nós e o nosso papel é correr atrás, ir em busca desta pessoa, isto pode demandar tempo porque não é fácil encontrar, mas é errando que se aprende e após tentativas e erros se chega ao acerto, mas isto só é possível se realmente estivermos com nosso coração aberto ao amor.

    ResponderExcluir
  6. Realmente vocês são pessoas gentis e adoráveis. Acho que todo mundo merece uma chance de amar novamente, mesmo sabendo o quanto é difícil econtrar um único amor verdadeiro em toda uma vida...mas... Não se pode desistir principalmente se estivermos livres de fantasmas.

    ResponderExcluir
  7. "Descobri que sou capaz de amar novamente, quando tive a certeza que ainda posso pular de olhos fechados, e, sem medo... voar."

    Lindoooo!!!

    A arte de escrever liberta nossa alma!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Ainda estou tentando saber se tenho essa capacidade. Em dois anos de separação, não fui capaz dessa façanha, até fico preocupado as vezes, embora já tenha saido com um sem numero de mulheres, com perfis dos mais variados possíveis, não me encantei por ninguém. Sinto que estou preparado, mas sinto também que não será fácil me entregar, para um novo amor, nem sei se é possível. Também não acho natural ficar sozinho, mas o receio de errar novamente é maior que o desejo de procurar alguém com a seriedade devida.
    Seu texto é fantástico, ainda chego a isso.

    ResponderExcluir
  9. como sempre arrasando em seu textos. e como vc mesmo disse, é semppre tempo de amar, mesmo quando passamos por diversas decepçoes em relaciomentos passados. é sempre tempo para sermos felizes, se nao deu certo com a pessoa de hj é pq ele ou ela nao era a pessoa ideal pra mim ou para vc. quem sabe derrepente quando menos se esperar nao apareça AQUELA pessoa que seja capaz de mudar tuua vida radicalmente. é como um trecho da musica de frejat: " pode ser que eu a encotre numa fila de cinema numa esquina ou numa mesa de bar..." .
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. OLá,parabéns pelo belíssimo texto,concordo plenamente com tuas palavras,pois cada pessoa é única, alguns deixam algumas coisa e tem aqueles que não nos deixa nada.Ana Lúcia
    Rondonópolis-MT

    ResponderExcluir
  11. Ana, a grande maioria nao deixa nada. E umas poucas, ás vezes só uma, é tudo. Este é o problema. Mas... ás vezes simplesmente só nos resta seguir adiante.

    ResponderExcluir

É sempre bom ler o que você tem a dizer! Se possível deixe a cidade de onde você esta teclando.