Quem ainda ousa visitar este espaço irá notar que faz muitos anos que não atualizo o blog provavelmente por que não tinha nada a dizer. Talvez isso tenha mudado, vocês e o tempo irão julgar. Há exatamente 12 anos sempre utilizo a mesma mensagem irônica de boas festas escrita neste espaço link: (http://spensando.blogspot.com/2008/12/feliz-ano-novo-para-todos.html ).
Em 2016 houve o golpe parlamentar, logo em 2017 foi aprovado pelo nosso congresso o maior retrocesso social da nossa história: a reforma trabalhista. Em seguida o STF (supremo tribunal federal) tomou várias decisões que transformaram em pó o Direito do Trabalhador, tais como admitir terceirização irrestrita, prescrição de cinco anos para débitos de FGTS e no apagar das luzes de 2020 praticamente zerar a correção dos créditos trabalhistas. Ainda no ramo do direito foram aprovadas a reforma da previdência, praticamente inviabilizando a possibilidade de uma aposentadoria digna. Ainda, aprovada a nova Lei de Recuperação Judicial, neste último caso, praticamente permitindo o "calote legal" aos credores e privilegiando os banqueiros.
Mas como diz o dito popular: desgraça pouca é bobagem, veio a pandemia da covid-19. E mais uma vez a população mais pobre foi penalizada. Primeiro ela foi "convidada" a sacrificar seus salários e empregos para o bem comum geral. Depois essa mesma classe foi dizimada pela doença, os números indicam que os pobres e pretos morreram 62% a mais que os brancos. Esta mesma massa de pessoas menos favorecidas continua a ser dizimada pela covid social. Eles tem que ganhar o seu pão de cada dia, se espremendo nos coletivos, ruas, comércio, pilotando a moto ou bicicleta para dar conforto e segurança aos mais abastados. Independente da pandemia, a miséria e a baixa renda é o destino dessa maioria dos brasileiros.
Raul Pompéia em seu "O Ateneu" certa vez disse que as memórias antigas parecem melhores porque as dores daquele tempo já passaram, as dores do momento não. Pois bem, ele tem toda razão, pela primeira vez sem nenhuma dúvida estamos sentindo falta do passado, e pior, só sendo muito ingênuo ou idiota para acreditar que 2021 será muito diferente. será melhor.... poderá se falar em "Feliz Ano Novo...
Se você tiver qualquer motivo para viver e sentir o sabor da vida, faça isso agora, contudo...
Diante de todo o exposto, hoje 31 de dezembro de 2020 deixando o cinismo ou inocência de lado, vendo claramente o caos que se apresenta, desejo a todos...FELIZ ANO VELHO.
By Adriano Cabral.